sábado, 25 de setembro de 2010

Portugal e carros elétricos (eco4planet)


implanta��o massiva de carros el�ricos integra estrat�ia do governo portugu� Implantação massiva de carros elétricos integra estratégia do governo português/Foto: frankh

O secretário de Estado da Energia de Portugal, Carlos Zorrinho, afirmou que o país lusitano precisa dos carros elétricos para ter sustentabilidade econômica e social.

Ministros europeus das áreas de economia e competitividade estiveram reunidos em San Sebastian, recentemente, para discutir se a introdução de tais veículos deve ser alvo de uma estratégia integrada da União Europeia (UE). A questão já foi colocada aos 27 Estados-membros pela presidência espanhola da UE, e a resposta deverá ser conhecida nos próximos dias.

Portugal é um dos países na introdução dos carros elétricos. A promoção de um sistema integrado, desde a produção até o consumo, somada a construção de um modelo de gestão focado no consumidor são os principais diferenciais do modelo português.

Atualmente, o governo pretende investir na introdução dos carros elétricos com o objetivo de potencializar as energias renováveis mais abundantes no país: eólica e hídrica.

Se as sinergias entre a energia eólica e hídrica têm funcionado até agora como um dueto, uma vez que o vento que sopra normalmente à noite é considerado ideal para bombear a água das barragens, a fim de produzir eletricidade durante o dia, a relação pode ser estendida a um trio.

” A implantação desses automóveis é vital. Com o desenvolvimento das redes inteligentes, o objetivo é que os carros elétricos funcionem como armazéns ambulantes de energia limpa”, explicou Zorrinho.

-

*Via Portal das Energias Renováveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário