domingo, 26 de setembro de 2010

Carlos Oswald e Petrópolis



Carlos Oswald, pintor da luz e dos reflrexos, na visão dos alunos da rede municipal

17/09/2010 - 18:02 - Aos poucos, alunos representando mais de 80 escolas da rede municipal, inscritas no concurso de releitura da vida e obra de Carlos Oswald , promovido pela Secretaria de Educação, vão conhecendo com total senso crítico e com vasta vontade de aprender, importantes pontos turísticos da Cidade Imperial, como Museu Imperial, Catedral, Trono de Fátima, a Casa da Rua Carlos Gomes, por onde estão espalhadas inúmeras obras do artista plástico Carlos Oswald, nascido na Itália em 1882, naturalizado brasileiro , morador ilustre de Petrópolis de 1931 a 1971.

Oswaldo, autor do desenho do Cristo Redentor, símbolo da cidade Rio de Janeiro, por encomenda do construtor Heitor da Silva Costa, residiu em Petrópolis, na Rua Carlos Gomes, nº 46, por mais de 40 anos. Ano passado, a residência da família Oswald , tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ,completou 100 anos. O concurso da Secretaria de Educação foi organizado para os alunos do ensino infantil ao curso de Jovens e Adultos, nas categoria artes plásticas, literatura e escultura. Uma comissão julgadora vai selecionar os melhores trabalhos. A festa de premiação está marcada para o dia 19 de novembro, em local a ser definido.

A informação sobre a realização do concurso para a rede pública de Petrópolis, foi comemorada no último final de semana, em um amplo apartamento no Leblon, no Rio de Janeiro, por Maria Isabel Oswald Monteiro, filha mais velha viva de Oswald, que completou 91 anos no último dia 16 de setembro, e celebrou sua idade distribuindo muita simpatia e lucidez. Recebeu inúmeras mensagens de carinho, porém , o presente que mais gostou foi saber que seu pai, pioneiro na gravura em metal no Brasil como objeto de arte, está recebendo uma justa homenagem. Na introdução de seu livro sobre o pai “ Carlos Oswald ( 1882 – 1971 ) - Pintor da Luz e dos Reflexos “, editado pela Casa Jorge em 2000, Maria Izabel escreveu: “ ... espero que a juventude de hoje, sempre tão ávida do novo, pare um momento e busque nos antigos as belezas que ajudarão a crescer. Carlos Oswald, não somente com o que deixou em gravuras, pinturas e desenhos, mas com seus artigos que são verdadeiramente lições, tem ainda muito que ensinar “.

A vontade de Maria Izabel, com certeza, está se concretizando com este evento. Cercada pelas netas Ana Maria, Izabel Alice, Maria Clara, Maria Matos e Maria Luiza Oswald, “Bebe”, como é carinhosamente chamada pelas netas, não se cansa de comentar com elas e com quem quer que seja, detalhes das inúmeras obras em óleo sobre tela, desenhos e gravuras de seu pai. A família Oswald está transbordando de alegria com empenho dos alunos de Petrópolis em conhecer a vida e obra desse grande artista que amava a Cidade Imperial.

Estou feliz com este trabalho maravilhoso que a Secretaria de Educação de Petrópolis, professores, diretores e alunos estão fazendo. Isso não é trabalho, é arte. Emociona muito, a minha família está muito feliz e orgulhosa. Obrigado a todos por tudo isso. Vamos estar lá para ver o que todos os alunos fizeram sobre Carlos Oswald. Um beijo em cada aluno, professoras, diretoras, na secretária Maria Alice, na professora Aninha e no jornalista Gustavo Medeiros por esta grande homenagem. Estamos muitos felizes , disse emocionada uma das netas, Maria Izabel.

Ascom - Prefeitura de Petrópolis

Um comentário:

  1. Por herança tenho hà vários anos uma pintura " Ceia de Cristo " emuldurada em caixilho com talha em relevo e revestimento a folha dourada,nas dimensões 0,87x0,57. Está assinado por Carlo Owsvald.O senhor está à cabeceira da mesa com os apostulos ao longo da mesa comprida. Como fundo está uma arcaria de dois arcos , onde se vê mais ao fundo um móvel com uma taceira e outros objectos mais esbatidos em ambiente sombrio. .Do tecto da sala, sobre a mesa, pende um candeeiro em forma de pinha.
    Sei que foram feitas várias replicas desta obra. Sei que esta obra foi adquirida por meus familiares, hà apx. 70 anos , num leilão na cidade do Porto , gostaria de ter uma informação mais precisa sobre esta obra e do interesse que ela despertaria para colecionadfores. Atentamente V. Campos Almeida --- victorcamposalmeida@hotmail.com

    ResponderExcluir