segunda-feira, 5 de julho de 2010

Rio de Janeiro não consegue reduzir o seu lixo

lixo-rio-capa
A cidade aumentou a produção de lixo em 3,65%/Foto: Milton Jung CBNSP

Em dezembro de 2009 o prefeito da cidade do rio de Janeiro propôs um desafio de redução de lixo aos seus cidadãos, mas a proposta não vingou. De acordo com um levantamento com base do “lixômetro” da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro), a quantidade de lixo da cidade se mantém na linha regular de sazonalidade, e não apresenta a redução desejada pela prefeitura.

O Rio Como Vamos, instituição que monitora a gestão municipal da cidade, avaliou os dados dos seis primeiros meses do desafio e o resultado foi um crescimento de 3,65% – ou seja, 3.615 toneladas a mais.

Numa análise por Região Administrativa, o lixômetro mostra que 20 das 33 áreas aumentaram seu volume de produção de lixo de dezembro a maio. Metade delas atingiu um índice entre 10% a 79% de aumento.

Apenas cinco Regiões Administrativas conseguiram reduzir de forma mais expressiva nesses seis meses: Lagoa (-42,41%), Madureira (-30,55%), Cidade de Deus (-24,48%), Cobacabana (-20,33%) e Centro (-13,85%).

*Via EcoDesenvolvimento.

Um comentário:

  1. Temos que nos condicionar a pensar nisso a todo instante.Preciso mesmo de um celular novo?Vou trocar meu sofá,ou posso encapar e dar uma cara nova?Cada vez mais acho que é hora de retomar velhos hábitos,o cabo da panela quebrou?manda colocar outro,pra que comprar uma nova?o casaco está um bagaço?Manda tingir,vai ficar novinho,vamos trocar as solas dos sapatos,isso tbm é reciclagem,e ninguém se dá conta.Estou com um saquinho com umas onze pilhas velhas no carro,fiquei um tempão proucurando lugar para jogar fora,ñ tinha coragem de jogar no lixo,o banco Real tem um coletor,ñ sou nenhuma alienigena,neuroenloquecida,é só ficar um pouquinho antenada,e se habituar a fazer a coisa certa.BJEFUI!!!

    ResponderExcluir