quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Pão, Terra e Liberdade na Cidade Imperial

Há poucos dias eu li um livro precioso: "Pão, Terra e Liberdade na Cidade Imperial" do professor, mestre, Paulo Henrique Machado. Que também foi professor da rede estadual, aqui em Petrópolis. Fui procurar outros exemplares nas livrarias, mas não os encontrei, pois o livro fora lançado em uma edição do autor e os livreiros me explicaram que não podiam comercializá-lo. Fora lançado em 2009 e eu soube que tempos depois o autor falecera. O livro é ótimo, principalmente por nos trazer a história dos movimentos populares e operários em Petrópolis. Fala-se muito, por aqui, nas questões relativas ao império e à família imperial, mas a história das lutas e conquistas populares ainda está por ser escrita. O livro de Paulo Henrique é uma rica contribuição nesse sentido.

Sylvio

Sinopse - Pão, Terra e Liberdade na Cidade Imperial - Paulo Henrique Machado

O livro Pão, Terra e Liberdade é fruto de um estudo sobre a Aliança Nacional Libertadora na cidade de Petrópolis no ano de 1935. A ANL (Aliança Nacional Libertadora) foi criada no Brasil em 1935 com o objetivo de combater o integralismo, o imperialismo, o latifúndio e lutar pela reforma agrária.
No município de Petrópolis, a ANL possuía algumas particularidades, como a liderança do movimento operário, além de ter se tornado uma reação contra os privilégios dos descendentes da família real na cidade, contra o conservadorismo católico e contra a atuação dos partidos fascistas e nazistas. A organização da ANL na cidade ganha uma importância nacional em junho de 1935, após a morte do operário Leonardo Candu, militante da ANL, desencadeando uma greve geral que durou mais de uma semana. Este trabalho busca analisar os fatores que fizeram da ANL em Petrópolis uma referência nacional, bem como os principais atores que atuaram naquela turbulenta conjuntura.


Paulo Henrique Machado é mestre em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor da rede estadual, municipal, particular e do PVNC na cidade de Petrópolis.

Um ídolo.

Pão, Terra e Liberdade na Cidade Imperial - Paulo Henrique Machado

Fonte: http://www.skoob.com.br/livro/89618

Um comentário: