sábado, 8 de maio de 2010

Frases e pensamentos de Quintana


Há 2 espécies de chatos: os chatos propriamente ditos e ... os amigos, que são os nossos chatos prediletos.

BILHETE
Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
enfim,
tem de ser bem devagarinho, Amada,
que a vida é breve, e o amor mais breve ainda...

Tão bom morrer de amor e continuar vivendo.

O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo...

O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você.

A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda.

DO AMOROSO ESQUECIMENTO
Eu, agora - que desfecho!
Já nem penso mais em ti...
Mas será que nunca deixo
De lembrar que te esqueci?

Se me esqueceres, só uma coisa, esquece-me bem devagarinho.

DAS UTOPIAS
Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!

AS INDAGAÇÕES
A resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas.

Há noites que eu não posso dormir de remorso por tudo o que eu deixei de cometer.

DA FELICIDADE
Quantas vezes a gente,em busca da ventura,
Procede tal e qual o avozinho infeliz:
Em vão,por toda parte,os óculos procura
Tendo-os na ponta do nariz!

A arte de viver é simplesmente a arte de conviver ... simplesmente, disse eu? Mas como é difícil!

O pior dos problemas da gente é que ninguém tem nada com isso.

O passado não reconhece o seu lugar: está sempre presente.

DA DISCRIÇÃO
Não te abras com teu amigo
Que ele um outro amigo tem.
E o amigo do teu amigo
Possui amigos também...

POEMINHA DO CONTRA
Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!

[O Trágico Dilema]
Quando alguém pergunta a um autor o que este quis dizer, é porque um dos dois é burro.

Um bom poema é aquele que nos dá a impressão de que está lendo a gente ... e não a gente a ele!

Reflexão de Lavoisier ao descobrir que lhe haviam roubado a carteira: nada se perde, tudo muda de dono.

Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem.

Sonhar é acordar-se para dentro.

Bendito quem inventou o belo truque do calendário, pois o bom da segunda-feira, do dia 1º do mês e de cada ano novo é que nos dão a impressão de que a vida não continua, mas apenas recomeça...

E um dia os homens descobrirão que esses discos voadores estavam apenas estudando a vidas dos insetos...

DA OBSERVAÇÃO
Não te irrites, por mais que te fizerem...
Estuda, a frio, o coração alheio.
Farás, assim, do mal que eles te querem,
Teu mais amável e sutil recreio...

A alma é essa coisa que nos pergunta se a alma existe.

Amor
Quando duas pessoas fazem amor
Não estão apenas fazendo amor
Estão dando corda ao relógio do mundo

Sempre me senti isolado nessas reuniões sociais: o excesso de gente impede de ver as pessoas...

Dizes que a beleza não é nada? Imagina um hipopótamo com alma de anjo... Sim, ele poderá convencer os outros de sua angelitude - mas que trabalheira!

Mário Quintana

http://www.pensador.info/autor/Mario_Quintana/

Um comentário: