domingo, 7 de abril de 2013

Estudantes perdem vagas de estágio por erros de português (UOL - São Paulo)

Uma pesquisa feita pelo Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios) durante o ano de 2012 mostrou que de 7.219 estudantes que disputavam uma vaga de estágio, 2.081 (28,8%) foram eliminados por erros de português.
Para realizar a pesquisa foi utilizado um ditado de 30 palavras – o candidato com mais de sete erros era eliminado. Palavras como "adptação", "flequicivel", "ancioço" e "obiseção" foram escritas por estudantes no exercício.

Veja dois exemplos de ditados disponibilizados pelo Nube

  • Divulgação/Nube
  • Divulgação/Nube
O índice de reprovação foi maior entre os homens, com 32% dos candidatos eliminados. Entre as mulheres, a porcentagem de reprovação foi de 26,6%.
Segundo a pesquisa, os jovens entre 14 e 18 anos apresentaram melhor desempenho, com 75% de aprovação no teste. Em seguida, aparecem as pessoas entre 19 a 25 anos (68,9%), 26 a 30 anos (69,2%) e acima de 30 anos (71,2%).
Alunos do ensino médio técnico tiveram o pior desempenho nos testes: cerca de 37% ultrapassaram as falhas aceitáveis no processo seletivo. Na sequência do desempenho insatisfatório, aparecem os estudantes de cursos tecnólogos (30%), médio (29%) e superior (28,5%).
No ensino médio, alunos de escolas particulares tiveram resultados melhores do que os alunos de escolas públicas. Já no ensino superior, os estudantes de universidades públicas foram melhores do que os alunos de instituições privadas.
A pesquisa também dividiu os resultados por cursos. Os piores índices ficaram entre os alunos de pedagogia (50% de reprovação), jornalismo (49%), matemática (41,4%), psicologia (41%) e ciência da computação (40%). Já os melhores resultados foram atingidos pelos estudantes de comércio exterior (83% de aprovação), medicina veterinária (82%), relações públicas (80%), engenharia de produção (80%), nutrição (75,5%), engenharia elétrica (74,5%) e direito (74%).

Um comentário:

  1. Bom dia a todos, é triste e ao mesmo tempo encorajador ver tantos erros grotescos com a nossa língua pátria; é triste ,pois, estudamos em escolas públicas também ,mas encorajador por que temos mestres que fazem de tudo para que seus alunos não venham cometer tais absurdos, nos ensinando com afinco e dedicação ferrenha.Façamos nossa parte,estudaé preciso e aprender é muito mais!

    ResponderExcluir