quarta-feira, 20 de junho de 2012

Rio+20 UOL Notícias 20 de junho

20/06/201208h55


Rio+20 debate o futuro do planeta

Comunicar erro Imprimir RIO DE JANEIRO, 20 Jun 2012 (AFP) -Os chefes de Estado e de governo de 193 países se reúnem nesta quarta-feira no Rio de Janeiro para participar da cúpula Rio+20, 20 anos depois da Cúpula da Terra, na qual o desenvolvimento sustentável começou a entrar na agenda internacional.
A cúpula começará às 10h00 na presença do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, no centro de convenções Riocentro, a 40 km da capital carioca.
Depois a jovem neozelandesa Brittany Trifold, de 17 anos, pronunciará algumas palavras, antes que os líderes se alternem no palco para discursar.
Mais tarde, a presidente Dilma Rousseff oferecerá um almoço para os dirigentes. Os discursos serão retomados pouco depois, para concluir o dia com 58 pronunciamentos, e depois será tirada a fotografia oficial do evento.
As mesas redondas de "alto nível" começarão então a discutir as formas de colocar em prática o desenvolvimento sustentável.
As autoridades brasileiras oferecerão um jantar de gala para encerrar o primeiro dia do encontro.
Na sexta-feira, os chefes de Estado e de Governo deverão aprovar a declaração final da cúpula, um texto de 49 páginas para proteger o meio ambiente e tirar milhões de pessoas da pobreza acordado na terça-feira pelos negociadores dos países participantes.
Após meses de discussões lideradas pela ONU e de grandes divergências na conferência iniciada há uma semana, o Brasil, país anfitrião, tomou as rédeas da negociação e apresentou na terça-feira um projeto de declaração final que foi aprovado em uma reunião plenária.
A maior conferência na história da ONU será realizada até o dia 22 de junho, com as fortes ausências do presidente americano, Barack Obama (que na sexta-feira será representado pela secretária de Estado, Hillary Clinton), do primeiro-ministro britânico David Cameron, da chanceler alemã Angela Merkel e do presidente russo Vladimir Putin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário