terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Presidenta Dilma e Todos pela Educação

Dilma assume a presidência com o compromisso de valorizar o magistério

Em discurso, a governante afirmou que o professor deve ser tratado como autoridade

Dilma assume a presidência com o compromisso de valorizar o magistério
Roberto Stuckert Filho/PR

Da Redação do Todos Pela Educação

A nova presidente do Brasil, Dilma Rousseff, assumiu o cargo, neste sábado (1º), enfatizando a importância da valorização do professor para a melhora da qualidade da Educação. Em seu discurso no Congresso, a governante afirmou que "só existirá ensino de qualidade se o professor e a professora forem tratados como as verdadeiras autoridades da educação, com formação continuada, remuneração adequada e sólido compromisso com a educação das crianças e jovens".

A presidente se comprometeu a priorizar a erradicação da miséria no País, juntamente com a luta pela qualidade da Educação, da saúde e da segurança.
Para ela, um ponto fundamental é aumentar o investimento público no Ensino Médio, um dos pontos críticos da Educação brasileira, estendendo a experiência do Programa Universidade para Todos (Prouni) à etapa final da Educação Básica. Seu objetivo, diz ela, é acelerar a oferta do ensino profissionalizante e melhorar a formação educacional e profissional do jovem.
"Somente com avanço na qualidade de ensino poderemos formar jovens preparados, de fato, para nos conduzir à sociedade da tecnologia e do conhecimento", apontou Dilma.
Diretrizes no site da Presidência
O site da Presidência da República conta com 13 diretrizes para o governo, e uma delas trata especificamente da Educação. Veja:
"7. Garantir educação para igualdade social, a cidadania e o desenvolvimento.
Será garantido aos brasileiros – em especial aos jovens – acesso a escola de qualidade que combine ensino de qualidade e capacitação profissional. O governo cuidará da pré-escola à pós-graduação, disponibilizando mais verba para estimular pesquisas e fortalecer o ensino superior. O programa Prouni será mantido e potencializado, permitindo que mais estudantes de baixa renda ingressem na universidade. O projeto de construção das Instituições Federais de Educação Tecnológica (Ifet) será ampliado e as cidades pólo com mais de 50 mil habitantes terão, pelo menos, uma escola técnica.
O Governo Federal assumirá a responsabilidade da criação de 6 mil creches e pré-escolas e 10 mil quadras esportivas cobertas. Além disso, haverá uma ampla mobilização envolvendo poderes públicos e sociedade civil para que o analfabetismo seja erradicado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário