segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Nova Une Ubes







Praia do Flamengo, 132: pedra fundamental!

Sylvio Costa Filho

(Ator e Professor)

Foi nos anos 70, quando eu desci do ônibus naquele endereço e olhei lá para a porta e para a sacada, ao ver aqueles rostos e aquele prédio, o meu coração bateu mais forte. Escola de Teatro no 2º andar, Conservatório de Música no 1º andar. O nosso velho prédio: a sede da Une que foi incendiada e que ainda possuía as marcas da repressão da ditadura. Lá, no palco, que nós chamávamos de “palcão” ainda havia os vestígios do que ocorrera. Lá, eu passei muitos dos melhores dias da minha vida, as aulas da faculdade de Teatro, com os mestres: Bárbara Heliodora, José Renato, Henrique Oscar, Pernambuco de Oliveira, Yan Michalski, Amir Hadad, Ausônia, Glorinha Beutenmuller e tantos outros; a convivência com os amigos, o diretório acadêmico, o bar “Cabanas” lá embaixo, a efervescência de nossa jovialidade e resistência aos anos de chumbo...

Além da arte, o que nos unia também era o amor por aquele prédio: Praia do Flamengo 132. A lembrança ainda viva das lutas, da esperança e do vigor da cultura em defesa do povo brasileiro, a Une volante, o CPC... Por ali haviam passado homens e mulheres de verdade, que ainda jovens enfrentaram as adversidades dos que subtraíam a inteligência e torturavam e matavam.

Nos anos 80, quando os anistiados começavam a voltar do exílio, os espasmos ditatoriais ainda conseguiram condenar o prédio e colocá-lo abaixo. Não sem enfrentarem a indignação e os protestos de muitos de nós. Alegavam que o prédio não tinha condições de permanecer em pé. Na verdade, o significado era outro. Ali, ainda permanecia a energia do Brasil que combatera a ditadura, ali ainda estava acesa a chama. E “eles” temiam que com a volta dos anistiados o prédio pudesse sediar e potencializar as energias libertárias que haviam sido reprimidas. E o prédio foi demolido.

Desde então, cada vez que eu passava em frente àquele endereço era como se experimentasse um buraco, um vazio, algo que fora bombardeado na minha alma, na história da minha vida...e era difícil digerir... Rostos surgiam na minha memória, faces queridas, sorrisos inteligentes, cenas do teatro da nossa juventude como diletos fantasmas.

Mas, agora, no dia 20 de dezembro de 2010, quase como um milagre, um sonho começa a se reconstruir: o lançamento da pedra fundamental da nova sede da UNE e da UBES cujo projeto foi doado pelo arquiteto centenário, Oscar Niemeyer, e cuja obra só será possível graças ao empenho dos sempre militantes (novos e velhos) e da sensibilidade política do presidente da república que foi saudado pelos presentes como: “Lula, guerreiro do povo brasileiro!”

A nova sede, no mesmo endereço: Praia do Flamengo, 132, terá uma dimensão física muito maior do que o nosso “antigo sobrado”, mas, na verdade, a grandeza é aquela do sonho que permaneceu e que não se deixou vencer.

Viva para os estudantes de todos os tempos!!! A UNE SOMOS NÓS!!!

Obrigado, presidente Lula, por ter em seu último pronunciamento aos estudantes brasileiros, devolvido ao povo o que lhe fora roubado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário