Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica das Nações Unidas (COP 10/CDB)
Começou, em 18 de outubro de 2010, na cidade de Nagoia, no Japão, a conferência internacional que será decisiva para o futuro da biodiversidade do planeta: a tão esperada 10ª Conferencia das Partes das Nações Unidas (COP 10) da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB).
A COP 10 da CDB acontece em meio a um contexto global de taxas alarmantes de perda de biodiversidade no mundo e tem como objetivo fazer com que os 193 países que são membros (signatários) da Convenção cheguem a um acordo sobre as ações que serão tomadas na próxima década para conservar a biodiversidade.
Veja abaixo as notícias sobre a conferência.
Reta final na COP da biodiversidade: chegou a hora da ação
Muitos avanços aconteceram, mas alguns pontos cruciais ainda continuam em aberto na 10ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica. Um balanço sobre esses pontos reforça que chegou a hora dos países fecharem um acordo efetivo para salvar a biodiversidade do planeta.
Ministros amazônicos manifestam interesse na conservação integrada da região em Nagoia
Em encontro em Nagoia, durante a COP 10 da CDB, ministros de seis países amazônicos e outros representantes demonstram interesse em trabalhar conjuntamente para a conservação da Amazônia. A necessidade de recursos financeiros é apontada como um dos principais desafios.
Governo do Amazonas avalia políticas de conservação ambiental no estado
Em evento paralelo na COP 10/CDB, o governo do estado do Amazonas fez uma avaliação das suas políticas de conservação ambiental relacionadas às metas de redução da perda de biodiversidade da CDB, além de alcançados na redução do desmatamento e criação de áreas protegidas.
Ministros chegam a Nagoia para negociações na COP 10
Apesar dos impasses nos debates, ministros de países signatários chegam a Nagoia e trazem a esperança de que negociações bilaterais colaborem para um bom acordo na COP 10. Em evento paralelo, resultados do maior programa de conservação da biodiversidade, o Arpa, são apresentados.
Resultados do Programa de Áreas Protegidas da Amazônia são apresentados em evento na COP 10/CDB
O Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) atingiu resultados significativos: foi responsável pela criação de 44 novas unidades de conservação na região e pela consolidação de outras 18 áreas, num total de 62 unidades de conservação (UCs) apoiadas.
Descobertas na Amazônia são extraordinárias: na última década, novas espécies foram encontradas a cada três dias
Mais de 1.200 espécies novas de plantas e de animais vertebrados foram descobertas no bioma Amazônia entre 1999 e 2009. Isso significa uma nova espécie a cada três dias e confirma a Amazônia como um dos lugares mais diversos do planeta, segundo o relatório Amazônia Viva: uma década de descobertas 1999-2009, da Rede WWF.
Biodiversidade e economia no início da semana em Nagoia
O debate sobre o valor econômico da biodiversidade é destaque em dia de eventos sobre o tema no início da segunda semana da COP 10 da CDB, em Nagoia.
Balanço da primeira semana da COP em Nagoia: alguns avanços, muitos impasses e poucas definições
Países ainda não chegaram a um acordo sobre protocolo de repartição dos benefícios da biodiversidade e plano estratégico sofre ameaça de retrocesso em boas decisões. É o momento dos países mostrarem vontade política e flexibilidade para salvar a biodiversidade e vida no planeta.
Negociações de ABS surpreendem e geram preocupação sobre bom resultado da COP 10
Depois de clima otimista no início da 10ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, negociações sobre protocolo de acesso e repartição de benefícios dos recursos genéticos da biodiversidade emperram e ameaçam resultado positivo para proteção do meio ambiente.
COP 10: três temas têm destaque nas discussões do primeiro dia
Plano estratégico, protocolo de repartição de benefícios dos recursos da biodiversidade e mobilização de recursos para pagar os custos da conservação dominaram discussões no primeiro dia da COP 10 da CDB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário