domingo, 13 de junho de 2010

Tráfico de Animais Silvestres

Tráfico de Animais Silvestres

O tráfico de animais silvestres é o terceiro maior negócio ilegal do mundo, e que só no Brasil movimenta cerca de 700 milhões de dólares (americanos) por ano. Só das selvas brasileiras são retirados em média 12 milhões de animais por ano, e por cada animal vendido morrem nove.
O tráfico de animais só perde para o tráfico de drogas e de armas na escala dos mais rentáveis, sobrevive da miséria humana, explorando pessoas simples que fazem da venda de animais um meio trágico de obter dinheiro, causando assim enormes e irreparáveis danos na natureza.

A fauna é devastada, e a retirada de animais já causou a extinção de inúmeras espécies e consequentemente todo um desequilíbrio ecológico. A função dos animais como grandes dispersores de sementes, um papel importantíssimo para manter o equilíbrio no ciclo da vida, vê-se assim reduzido.
Aves exóticas, macacos, peixes e até animais ferozes, entre muitos outros, servem o prazer que algumas pessoas têm em possuir um animal exótico em casa.
Quanto mais raro for o animal maior é o valor a ser pago por ele, fazendo com que os animais em extinção sejam os mais cobiçados.
O grande problema é que a maioria das pessoas que possuem esses animais não sabem que a compra, venda, criação ou qualquer outro negócio envolvendo animais silvestres é crime inafiançável, e acabam levando para casa, junto com os animais, também uma série de problemas. Algumas acreditam até que a proteger os animais, sem fazer ideia de como eles sofrem com tudo isso.
A grande maioria dos que compram animais silvestres acabam mais tarde por se desfazerem deles, ao depararem-se com o trabalho que eles exigem, ou por não terem mais condições de mantê-los. Uma quantidade desses animais são depois levados aos zoológicos com a intenção de serem doados, e lá não são aceites pois em muitos casos já existe uma superlotação.
O animal em cativeiro perde a capacidade de caçar o seu alimento, de se defender dos predadores ou de se proteger de situações adversas. Se forem libertados, mesmo que em locais propícios, dificilmente conseguem sobreviver.
Muitos possuem os dentes e garras arrancadas, outros são vendidos drogados ou embriagados e outros ainda (geralmente pequenos macacos) são rodados a todo momento pela cauda até ficarem completamente desnorteados, tudo isso para passarem a imagem de
animais mansos e domesticados.
Muitos dos animais, ao serem colocados em cativeiro após retirados da vida livre, acabam por morrer pelo simples facto de se recusarem a comer. Em cativeiro a grande maioria perde até a capacidade de reprodução, sendo que isso é um dos principais instintos de qualquer animal, tamanho é o seu sofrimento.
Muitos dos animais são traficados para o exterior e transportados principalmente dentro de fundos falsos de malas, completamente sufocados por roupas e outros objectos. São esses motivos, entre outros, que fazem com que o maior número de mortes ocorra durante o transporte.
Se pretendes ter um animal em casa escolhe, de preferência um cão ou gato.


Referências:
http://www.ibama.gov.br/

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-102-Tr%25E1fico%2Bde%2BAnimais%2BSilvestres.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário