quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Islândia lidera ranking ambiental

27/01/2010 - 14:05:17

Islândia lidera ranking ambiental

Leticia Freire, do Mercado Ético*

Um novo ranking que reflete a performance das nações em termos ambientais coloca algumas das mais fortes economias do mundo bem no final da fila, como é o caso dos Estados Unidos e da China. Ambos os países amarguram a 61ª e 121ª posição do Environmental Performance Index.

No estudo passado, atualizado e compilado a cada dois anos pelas Universidades da Columbia e Yale, as duas nações ficaram em 39º e 105º.

A surpresa deste ano veio por conta da Islândia, que atingiu praticamente todos os quesitos do Index. O país converteu toda sua fonte de energia em renováveis – se aliando a outros países europeus, reconhecidos por seus esforços “verdes”, como é o caso da Suíça, Suécia, Noruega e Finlândia.
“Países responsáveis com as questões ambientais estão assumindo novas políticas como um desafio de evoluir, e não estagnar, como em outros casos” disse Daniel C. Esty, diretor do Centro de Política e Legislação de Yale, e responsável pela coleta de inumações do Environmental Index. “Estados Unidos e China estão sofrendo as consequências de uma industrialização desenvolvimentista sem, contudo, prestar atenção na questão ambiental e social desse processo”, reforçou ele.

A pesquisa, disponível online no link epi.yale.edu, marca uma pontuação baseada nas performances de áreas que incluem saúde, meio ambiente, preservação da diversidade e redução de emissão de gases que causam o efeito estufa, poluição do ar e desperdício.

Outros bons exemplos na área ambiental vêm da Costa Rica e Colômbia. Ambos os países permaneceram no topo da lista devido aos esforços para preservar a floresta nativa e eficiência energética nos transportes públicos, respectivamente.

*com informações do The New York Times.

Nenhum comentário:

Postar um comentário