segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Fórum Social Mundial

Descentralizado, o Fórum Social Mundial volta hoje ao seu palco de origem mas com peso político e formato diferentes. O evento, que se encerra na sexta-feira, ocorrerá em Porto Alegre e mais seis cidades da Região Metropolitana.

Cinco anos depois de sua última edição em Porto Alegre, o Fórum Social Mundial volta hoje à Capital com formato e peso político diferentes em relação ao evento de 2001 e 2005.

Em vez de figurar como palco central das discussões da esquerda internacional, desta vez os debates e palestras dividem atenções com eventos realizados em outras cidades do RS e do mundo. De atração principal, passou a ser um braço da descentralizada edição de 2010.

Confira a programação do evento:



Entre tantas discussões geograficamente dispersas, coube a Porto Alegre sediar os debates em torno do seu legado e futuro após um década de história. Tanto que o principal eixo da programação gaúcha do FSM, que vai de hoje até sexta-feira, é o seminário “10 Anos Depois: Desafio e propostas para um outro mundo possível”.

O clima de retrospectiva também está presente no ponto alto do FSM em Porto Alegre. Trata-se da participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no encontro em que será apresentado um balanço da trajetória do Fórum, amanhã, no Gigantinho. Para a ocasião, também são aguardadas as presenças, ainda não confirmadas, dos presidentes Fernando Lugo, do Paraguai, e Evo Morales, da Bolívia, além do recém-eleito José Mujica, do Uruguai.

O dia anterior à abertura foi dedicado à montagem das estruturas de som e iluminação nos principais locais de seminários e palestras na Capital. Na Usina do Gasômetro, o movimento dos técnicos mexeu com a rotina do local e pegou de surpresa os visitantes que queriam aproveitar o domingo para visitar um dos principais pontos turísticos de Porto Alegre.

A todo instante, turistas eram barrados por seguranças que tentavam conciliar o movimento do público e dos instaladores de caixas de som.

– Não sabia que ia ter esse movimento – lamentou a arquiteta Isabel Kouzmine, que tinha levado parentes do Paraná ao Gasômetro.

A dezenas de metros dali, cerca de cinquenta trabalhadores ajustavam redes de computadores e decoravam palcos em dois auditórios montados em armazéns do cais do porto.

O barulho de martelos e furadeiras se misturava ao da conversa de um grupo de cerca de 30 pessoas que fazia um “debate pré-fórum” sobre comunicação colaborativa. Entre eles, o moçambicano Viriato Tamele, diretor executivo da Coligação para a Justiça Econômica. Participante do FSM desde 2001, Tamele fez o seu balanço dos 10 anos:

– Produziu um espaço para o encontro de movimentos sociais e para fazer um retaliação ao Fórum de Davos. Agora, tem de crescer mais e valorizar as diferenças entre os continentes – analisou.

Ainda no Gasômetro, Laura Carvalho e Elisabeth Lima, coordenadoras de uma cooperativa de confecções, traduziam nas suas projeções de venda a perspectiva de um Fórum menos expressivo do que em outros anos.

– Devemos vender umas 200 camisetas. Nas outras vezes, vendíamos entre 700 e mil – garantiu Elizabeth.

No centro montado para credenciar participantes e imprensa na Assembleia Legislativa, o movimento era tranquilo na tarde de ontem. A maioria dos inscritos no final de semana era de jornalistas e pesquisadores latino-americanos, alemães e franceses. O maior movimento é esperado a partir da manhã de hoje, quando começam a chegar caravanas de estudantes e movimentos sociais, segundo Ana Console, membro da organização do Fórum.

Destaques do dia

HOJE

CAPITAL

9h30min - Usina do Gasômetro

Abertura do Seminário “10 Anos Depois: Desafios e propostas para um outro mundo possível”.

O evento será o ponto alto do Fórum, reunindo os principais intelectuais convidados pelos organizadores, como o sociólogo português Boaventura Sousa dos Santos, da Universidade de Coimbra.

16h (concentração) - Largo Glênio Peres

Tradicional caminhada de abertura do Fórum – do Largo Glênio Peres até a Usina do Gasômetro –, onde ocorrerão shows com Renato Borghetti, Papas da Língua, Marcelo D2 e outros artistas.

CANOAS

11h - Calçadão da Rua Tiradentes

Com a programação voltada para a cultura, Canoas promove o “1º Encontro Sul-Brasileiro de Teatro de Rua”, no Calçadão da Rua Tiradentes. O espetáculo Caravana da Ilusão abrirá o leque de atrações.

Ocorrerão no Calçadão da Rua Tiradentes apresentações teatrais até o final da semana.

NOVO HAMBURGO

Até sexta-feira - Sociedade Gaúcha de Lomba Grande

Lomba Grande sedia o Acampamento Intercontinental da Juventude. Visitantes não pagam. Para quem vai acampar: brasileiros (R$ 20), demais integrantes da América Latina (20 pesos argentinos), americanos (U$S 20) e europeus (20 euros).

SÃO LEOPOLDO

8h - Saída do Instituto Martim

Pescador

Navegação ecológica de São Leopoldo até a Capital pelo curso do Rio dos Sinos. O passeio é gratuito e tem chegada prevista para as 15h no Cais Mauá.

ZERO HORA


Um comentário:

  1. Excelente post...

    Gosto muito desse blog aqui... Vou criar um link e divulgá-lo no TransPetro's blog.

    ResponderExcluir