terça-feira, 9 de junho de 2009

Educação Sustentável

Educação Sustentável

Nereis Paula Ferreira

O desencontro entre a educação e cidadania planetária, são dois mundos que procuram um ao outro, mas não se encontram. É aqui que entra em cena a ecopedagogia: pedagogia da terra. Ela não é uma pedagogia a mais, ao lado de outras pedagogias. Seu sentido está como um projeto alternativo global em que a preocupação não está apenas na preservação da natureza, ou no impacto das sociedades humanas sobre o ambiente natural, mas num ponto de vista sustentável se visto do ponto de vista ecológico (Ecologia integral). Ela está ligada, portanto, a um projeto utópico: mudar as relações humanas, sociais e ambientais que temos hoje. Este é o sentido profundo da ecopedagogia ou da pedagogia da terra. A educação é uma das responsáveis pela formação do homem, esta deverá estar vinculada aos princípios da dignidade, da participação, da co-responsabilidade, da solidariedade, da eqüidade e da ética. Prepara-lo é preparar as novas gerações, para agir com responsabilidade, ética e sensibilidade dando início a uma educação sustentável.

"O sistema não teme o pobre que tem fome. Teme o pobre que sabe pensar" que favorece sobremaneira, hoje, os modelos neoliberais não é "miséria material das massas, mas sua ignorância", ignorância que faz as pessoas esperarem soluções produzidas pelos sistemas. A função da educação de caráter reconstrutivo político, conclui o autor, "é desfazer a condição de massa de manobra, como bem queria Freire". (DEMO, 2000 ).

O desenvolvimento sustentável vendo de forma crítica tem um componente educativo formidável. Haja vista que a preservação do meio ambiente depende de uma consciência ecológica e a formação da consciência depende da educação.

A ecopedagogia é uma pedagogia para promoção da aprendizagem contextualizada dando sentido das coisas para o cotidiano. Implica uma reorientação dos currículos para incorporar princípios defendidos por ela, como exemplo, orientar a concepção dos conteúdos e a elaboração dos livros didáticos. Jean Piaget ensinou que os currículos devem contemplar o que é significativo para o aluno. Esse conceito é correto, mas é incompleto. Os conteúdos curriculares têm que ser significativos para o aluno, e só terão relevância para ele, se esses conteúdos forem relevantes também para a saúde do planeta, para um contexto mais amplo.

Segundo (GUTIERREZ, 1998, p.21), "só encontramos sentido em caminhar vivenciando o contexto e o processo de desbravar novos caminhos; não apenas observando-o, por isso a educação sustentável é uma pedagogia democrática e solidária".

Como lugar de cultura e de estudo aberto a tudo a educação deve ser reconhecida por sua responsabilidade na participação dos grandes debates relacionados com o processo de transformação da sociedade.

Hoje precisamos de uma pedagogia da Terra e uma ecoformação, não somente para a tomada de consciência de nossa Terra - Pátria, mas também permitir que esta consciência se traduza em vontade de realizar cidadania terrena, proporcionando vinculação mais estreita entre os processos educativos a realidade e a liberdade das populações no exercício da cidadania planetária, para re-educação do homem/mulher, principalmente do homem ocidental, resultado de uma cultura cristã predatória, não podemos mais falar da Terra como um lar, como uma toca, para o bicho-homem, como fala Paulo Freire. Sem uma educação sustentável a terra continuará sendo espaço do nosso sustento. Mas não será o espaço de vida, o espaço do aconchego, de "cuidado". Existem múltiplas formas de viver em relação permanente com nosso planeta e compartilhar a vida com todos os que habitam ou o compõem. A vida só terá sentido se esta existe em relação. A raiz do dilema da humanidade está na forma como se aprende a pensar o mundo: dividindo-o em pedaços, precisa-se reaprender a reajustar a parte e o todo, o texto e o contexto, o global e o planetário e a enfrentar os paradoxos que a globalização competitiva trouxe consigo globalizando de um lado e excluindo do outro

Nenhum comentário:

Postar um comentário