A noção de Cidadania Planetária foi o que norteou a criação deste blog. Tudo o que puder contribuir para a ampliação e a disseminação desse conceito e das práticas a ele referentes é de nosso interesse específico. Por isso aqui divulgamos o importante trabalho do Instituto Paulo Freire.
Cidadania Planetária
A Casa da Cidadania Planetária é uma filial do Instituto Paulo Freire que tem como objetivo desenvolver programas, projetos e participar de fóruns de discussão e mobilização social – locais, regionais, nacionais e internacionais, tendo como principal desafio contribuir para a construção da cidadania planetária, ativa e crítica, em diferentes espaços educativos, na perspectiva de uma cultura de sustentabilidade.O conceito de cidadania planetária tem a ver com a consciência, cada vez mais necessária de que, assim como nós, este planeta, como organismo vivo, tem uma história. Nossa história faz parte dele. Não estamos no mundo; viemos do mundo. A Terra somos nós e tudo o que nela vive em harmonia dinâmica, compartilhando o mesmo espaço e o mesmo destino.
Educar para a cidadania planetária implica uma reorientação de nossa visão de mundo da educação como espaço de inserção do indivíduo não numa comunidade local, mas numa comunidade que é local e global ao mesmo tempo.
A Casa da Cidadania Planetária atua através de três Programas:
O Programa de Mobilização Social tem como objetivo organizar e dar visibilidade à missão e às realizações da CCP, integrando o IPF a diversos fóruns de discussão e movimentos sociais locais, regionais e planetários, com destaque para o Fórum Mundial de Educação e o Fórum Social MundialOs projetos e ações do Programa Educação para a Cidadania Planetária pressupõem estratégias para repensar o modelo de sociedade atual e propor novas formas de aprendizagem e novas políticas de gestão ambiental participativa, na perspectiva de promover valores e conhecimentos voltados ao exercício da cidadania planetária.
O Programa Município que Educa tem como objetivo fundamental potencializar e fortalecer a dimensão educativa das diversas iniciativas da municipalidade. Para tanto, propõe uma nova concepção de arquitetura da gestão pública que consiste em promover ações articuladas e intersetoriais, estreitar a relação entre Estado e Sociedade Civil e propor uma nova lógica de gestão social do conhecimento
Equipe
Sheila Ceccon – coordenadora da Casa da Cidadania PlanetáriaJulia Tomchinsky – coordenadora do Programa Município que Educa
Julciane Rocha – coordenadora do Programa Educação para Cidadania Planetária em Osasco
Ana Claudia Borges
Fernando Martins
Renato Barbosa
Vivian Battaini
Nenhum comentário:
Postar um comentário