terça-feira, 27 de março de 2012

Sobre o Parlamento Juvenil

Explicações e Exemplos de uma parlamentar juvenil

Talita colombo


Parlamento Juvenil

ALERJ(Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro)

O Parlamento Juvenil é um projeto desenvolvido pela SEDUC (Secretaria Estadual de educação) em parceria com a ALERJ (Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro).

Todo aluno que tenha de 11 a 18 anos e que está matriculado na escola pública estadual, pode participar.

As Etapas

Primeiro os alunos competem a nível escolar, que é quando mais de uma pessoa da mesma escola, estão inscritas.

Segundo, o aluno que passar a nível escolar, passa por um hipotético segundo turno, que é quando um aluno que é de outra escola, mas que é do mesmo município, resolve participar.

O Aluno que se sair bem no segundo turno, irá para uma capacitação, que pode ser em qualquer lugar do estado. No ano passado, a capacitação foi em Três Rios. Após a capacitação, vêm as etapas regionais. Como funciona?

São divididos 4 polos. Para os quatro polos, são designados 20 Parlamentares. Cada Polo vai para um lugar pré-definido e dura 3 dias e 2 sessões, sendo a primeira uma sessão de posse, onde todos recebem o título de Deputados Parlamentares, seguido de um debate livre.

É importante lembrar que o PROJETO DE LEI não é tema livre. O projeto tem um tema pré-definido! O tema de 2009 foi: PRIMEIRO EMPREGO, experiência se conquista na prática!

Na segunda sessão, cada parlamentar, deve subir à tribuna quando solicitado e proferir um discurso de até 3min. defendendo o seu projeto de lei. Desses 20, 11 passam para a etapa estadual, que são: 9 Deputados e 2 suplentes.

Na etapa estadual, apenas 10 passarão pelas comissões, que seria a 3ª etapa. E aquele que sobreviver as comissões, terá a sua lei sancionada pelo Governador do Estado e um emprego na ALERJ.

Resumidamente, é assim que o Parlamento funciona. Uma escola de democracia, ensinando jovens sonhadores, a escreverem o seu futuro na história do país.

Talita Colombo http://twittease.wordpress.com/

Um comentário:

  1. Bom saber que incentivam seus alunos a participarem de atividades que demanadam uso e abuso do senso crítico em benefício do bem coletivo. Fico também contente em saber que gostaram da explanação que apresentei para este evento. Por conta disso vou passar a dar mais atenção ao meu, ora, abandonado blog!

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