Clique no endereço acima para descobrir como Barcelona ficou livre do seu lixo. É fantástico!!! Um grande exemplo para o mundo!!!
O Projeto Cidadania Planetária receberá aqui propostas, sugestões e comentários dos professores, orientadores, estudantes e interessados nessa produção de conhecimento que o CIEP 137 CECÍLIA MEIRELES empreenderá. Veiculamos o nosso cotidiano escolar e também matérias afins ao projeto de sustentabilidade em seu sentido amplo.
quinta-feira, 28 de abril de 2011
Problema do lixo resolvido em Barcelona
Clique no endereço acima para descobrir como Barcelona ficou livre do seu lixo. É fantástico!!! Um grande exemplo para o mundo!!!
quarta-feira, 27 de abril de 2011
Visite a Sala de Leitura
Sylvio
sexta-feira, 22 de abril de 2011
quinta-feira, 21 de abril de 2011
Minhas memórias de Lobato
E tem em nossa biblioteca!!! Imperdível!!!!
Sylvio
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Monteiro Lobato e o Dia Nacional da Literatura Infantil

O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.
“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que o mesmo dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil, brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.
Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.
Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.
Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira e seus famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor de rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. Quem não se lembra do Anjinho da asa quebrada que caiu do céu e viveu grandes aventuras no sítio?
Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.
Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.
Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-nacional-livro-infantil.htm
Aniversário de Monteiro Lobato
MONTEIRO LOBATO
Escritor: 1882 - 1948
SÍTIO DO PICAPAU AMARELO: O REFÚGIO SONHADO POR TODAS AS CRIANÇAS | QUANDO TUDO ACONTECEU... O maior escritor infantil brasileiro de todos os tempos, José Bento Monteiro Lobato, nasceu em 18 de abril de 1882, em Taubaté (SP). Cresceu numa fazenda, se formou em direito sem nenhum entusiasmo, já que sempre quis ser pintor! Desenhava bem! Quando estudante, participou do grupo "O Cenáculo" e entre risadas e leituras insaciáveis, escreveu crônicas e artigos irreverentes. - Em 1907 foi para Areias como promotor público, casou com Maria Pureza com quem teve três filhos. Entediado com a vida numa cidade pequena, escreveu prefácios, fez traduções, mudou para a fazenda Buquira, tentou modernizar a lavoura arcaica, criou o polêmico "Jeca Tatu", fez uma imensa e acalentada pesquisa sobre o SACI publicada no Jornal O Estado de São Paulo. - Em 1918 lançou, com sucesso, seu primeiro livro de contos URUPÊS. Fundou a Editora Monteiro Lobato & Cia, melhorando a qualidade gráfica vigente, lançando autores inéditos e chegando à falência. - Em 1920 lançou A MENINA DO NARIZ ARREBITADO, com desenhos e capa de Voltolino, conseguindo sua adoção em escolas e uma edição recorde de 50.000 exemplares. - Fundou a Cia Editora Nacional no Rio de Janeiro. Convidado pra ser adido comercial em New York ficou lá por 4 anos (de 1927 a 1931) fascinado por Henry Ford, pela metalurgia e petróleo. Perdeu todo seu dinheiro no crash da bolsa. - Voltou para o Brasil, se jogou na Campanha do Petróleo, fazendo conferências, enviando cartas, conscientizando o país inteiro da importância do óleo. Percebeu, então, o quanto era conhecido e popular. Foi preso! Alternou entusiasmo e depressão com o Brasil. - Participou da Editora Brasiliense, morou em Buenos Aires, foi simpatizante comunista, escreveu para crianças ininterruptamente e com sucesso estrondoso, traduziu muito e teve suas obras traduzidas. - Morreu em 4 de julho de 1948 dum acidente vascular. - Suas obras completas são constituídas por 17 volumes dirigidos às crianças e 17 para adultos englobando contos, ensaios, artigos e correspondência. Comentário do Blog: Que tal irmos para a sala de leitura e lermos algumas passagens escritas por ele? |
sexta-feira, 8 de abril de 2011
Do lixo à flor
terça-feira, 5 de abril de 2011
Mudanças no Ensino Médio (Todos pela Educação)
Funções e atribuições de um vereador (Brasil Escola)
Poder Legislativo Municipal
A Câmara de Vereadores exerce a função do Poder Legislativo na esfera municipal. Os vereadores são eleitos através do voto direto, cujo mandato tem duração de quatro anos, sendo a reeleição ilimitada. A quantidade de membros desse cargo político é estabelecida através do contingente populacional de cada município (quanto mais habitantes, maior será o número de vereadores de uma cidade). Contudo, foi estabelecido um número mínimo de 9 e um máximo de 55 vereadores por município. Para se candidatar é necessário atender os seguintes requisitos:
- Ter nacionalidade brasileira;
- Estar filiado em algum partido político;
- Ter idade mínima de 18 anos;
- Possuir domicílio eleitoral no município pelo qual concorre ao cargo;
- Ter pleno exercício dos direitos políticos.
Os vereadores são eleitos juntamente com o prefeito de um município, no qual os primeiros têm a função de discutir as questões locais e fiscalizar o ato do Executivo Municipal (Prefeito) com relação à administração e gastos do orçamento. Eles devem trabalhar em função da melhoria da qualidade de vida da população, elaborando leis, recebendo o povo, atendendo as reivindicações, desempenhando a função de mediador entre os habitantes e o prefeito.
Outra importante atribuição a um vereador é a elaboração da Lei Orgânica do Município. Esse documento consiste numa espécie de Constituição Municipal, na qual há um conjunto de medidas para proporcionar melhorias para a população local. O prefeito, sob fiscalização da Câmara de Vereadores, deve cumprir a Lei Orgânica.
De acordo com a Constituição Federal, cada município, obedecendo aos valores máximos de remuneração, deve estabelecer o valor do subsídio (salário) dos vereadores. Esses valores são definidos conforme o contingente populacional de um determinado município. Exemplo: de 50 mil a 100 mil habitantes, o salário será de até (máximo) 40% do subsídio destinado aos deputados estaduais; municípios com mais de 500 mil habitantes, 75% do salário dos deputados estaduais.
Atualmente (2010), o Brasil possui 57.748 vereadores. Entretanto, nas eleições de 2012, esse número será de 59.500, visto que a população brasileira está em constante aumento quantitativo.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/politica/vereador.htm
A Eficiência da Polícia Militar
Estrada Mineira, à altura do número 1496, bairro Corrêas, cidade Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro. Já era meia-noite e meia quando se ouviu uma forte derrapada seguida por barulho de vidros se estilhaçando no chão; um clima tenso na madrugada de sábado para domingo, dia 20 de fevereiro.
Os vizinhos saíram apavorados para ver o que aconteceu. Uma batida de carro, além disso, confusão entre os ocupantes dos dois veículos. Uns trocavam xingamentos, outros tentavam apaziguar aquela situação; o clima foi ficando forte e pesado, a hora já avançava quando um dos moradores da Estrada Mineira resolveu ligar para a Polícia Militar para relatar o transtorno que estava acontecendo.
- Alô, Polícia?
- Sim, pode falar.
- Aqui, na Estrada Mineira, está acontecendo uma confusão em consequência de uma batida entre dois carros.
- OK, obrigado! Já passaremos aí. Obrigado por ligar.
Parecia que nos próximos minutos a confusão seria interrompida pela chegada da Polícia. Chegou? NÃO! Passaram-se os minutos e nada da Polícia no local. A bagunça acabou, os vizinhos dormiram e nenhum cheiro sequer de Polícia por perto.
Agora quero perguntar a você sinceramente: existe alguma possibilidade de confiança em um órgão desse? O pior de tudo... A polícia é um órgão PÚBLICO! Todos podem usar à vontade. Poderia ter acontecido pior; alguém poderia ter se ferido; alguém poderia perder a vida, e...CADÊ A POLÍCIA? Onde foi parar a cidadania dos homens fardados? Um minuto a mais pode ser muito tempo. Pense, reflita. Os órgãos públicos são do direito de todos os brasileiros, e nós devemos protestar contra; faça a diferença, pratique cidadania, exerça democracia, e a partir de nós o Brasil pode melhorar; mas para isso você precisa fazer parte desse movimento de reivindicações, porque eu e você merecemos um Brasil justo e decente
Quadra Ecológica
Saúde não é besteira.
Não transforme a natureza
em uma imensa lixeira!
sylvio