quarta-feira, 22 de julho de 2009

Os Selos (Ibase, Social e Verde) do Glossário do Planeta Sustentável

Selo Ibase

Desde 1998, o Ibase - Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) confere o selo Ibase a todas as empresas que publicam o balanço social no modelo sugerido pelo Instituto, dentro da metodologia e dos critérios propostos. Selo Balanço Social Ibase demonstra o compromisso da empresa com a qualidade de vida dos funcionários, da comunidade e do meio ambiente; apresenta publicamente seus investimentos internos e externos através da divulgação anual do seu balanço social.
Fonte: Banco do Brasil

Selo Social

Rótulos que visam a qualidade do produto e o contexto no qual o mesmo foi produzido. Os selos sociais consideram o impacto ambiental e, em alguns casos, o uso ou não de mão-de-obra infantil ou escrava. Eles difundem os princípios éticos da empresa e a sua relação com os funcionários e clientes. A eficácia do selo depende do contexto social, pois é mais bem visto quando tem o apoio e credibilidade dos grupos de influência, como a mídia, governo e instituições sociais.
Existem cinco categorias de selos sociais:
1. Declaração espontânea individual, como por exemplo a garantia de origem de alguns alimentos vendidos em grandes redes de supermercados;
2. Iniciativas de determinado setor empresarial;
3. Parcerias institucionais, como as que são realizadas pelo selo FSC de garantia de manejo sustentável da madeira;
4. Iniciativas de organizações não-governamentais, como a Abrinq, que garante a preocupação com os direitos da criança e do adolescente;
5. Iniciativas governamentais, entre elas o Inmetro, que garante a qualidade técnica do produto.

Selo Verde

Selo colocado em produtos comerciais, indicando que a produção foi realizada de acordo com diretrizes pré-estabelecidas pela organização que emite o selo. Muitas companhias enxergam no selo verde uma forma de melhorar a imagem, aumentar o valor de seus produtos e, com isso, a melhora de seus resultados. O rótulo geralmente atesta que os produtos apresentam o menor impacto ambiental possível em relação a outros semelhantes.

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