Mário Quintana
O poeta Mário reconhecido pela simplicidade e irreverência dos seus versos nasceu Miranda Quintana em Alegrete no dia 30 de julho de 1906. Mario Quintana, segundo suas próprias palavras, escreveu porque “sentiu necessidade” e surpreendeu seus leitores com uma desconcertante capacidade de síntese. Dono de um estilo tranqüilo e introspectivo, numa entrevista chegou a dizer que a sua vida estava descrita nos seus poemas: “Minha vida está nos meus poemas, meus poemas são eu mesmo, nunca escrevi uma vírgula que não fosse uma confissão”.
POEMA
“Se eu fosse um padre”
Se eu fosse um padre, eu, nos meus sermões,
não falaria em Deus nem no Pecado
— muito menos no Anjo Rebelado
e os encantos das suas seduções,
não citaria santos e profetas:
nada das suas celestiais promessas
ou das suas terríveis maldições…
Se eu fosse um padre eu citaria os poetas,
Rezaria seus versos, os mais belos,
desses que desde a infância me embalaram
e quem me dera que alguns fossem meus!
Porque a poesia purifica a alma
…e um belo poema — ainda que de Deus se aparte —
um belo poema sempre leva a Deus!
(Essa postagem foi extraída do blogdopatio.wordpress.com)
Ontem, sexta-feira, dia 7 de maio, através de votação, os professores do C. E. Hercília Moret escolheram o nome para a sala de leitura: "Mário Quintana." Faremos algumas postagens sobre o nosso homenageado. Esta é a primeira delas. Foi colada do blogdopatio. As próximas serão produzidas por nós. Todos estão convidados a se manifestarem, postando e comentando essa escolha. E também sugerindo ações para serem desenvolvidas em nossa sala de leitura.
Os outros nomes indicados eram os de Machado de Assis ( 9 votos); Cora Coralina (8 votos) Clarice Lispector (7 votos). Mário Quintana não conseguiu entrar para a Academia Brasileira de Letras, como tanto queria, mas é um dos maiores poetas da nossa terra e aqui, agora, ele é o anjo protetor da nossa sala de leitura. Uma curiosidade: o professor Eduardo, de HIstória, ao final veio confidenciar-me o seu voto pela escolha de Mário Quintana e a sua justificativa foi perfeita: "A SALA DE LEITURA TEM A CARA DO MÁRIO QUINTANA!"
VALEU EDUARDO! GOOOOOOOLLLLLLL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Linda como o poeta,que lindo esse poeta...
ResponderExcluir