terça-feira, 9 de junho de 2009

Educação Sustentável

Educação Sustentável

Nereis Paula Ferreira

O desencontro entre a educação e cidadania planetária, são dois mundos que procuram um ao outro, mas não se encontram. É aqui que entra em cena a ecopedagogia: pedagogia da terra. Ela não é uma pedagogia a mais, ao lado de outras pedagogias. Seu sentido está como um projeto alternativo global em que a preocupação não está apenas na preservação da natureza, ou no impacto das sociedades humanas sobre o ambiente natural, mas num ponto de vista sustentável se visto do ponto de vista ecológico (Ecologia integral). Ela está ligada, portanto, a um projeto utópico: mudar as relações humanas, sociais e ambientais que temos hoje. Este é o sentido profundo da ecopedagogia ou da pedagogia da terra. A educação é uma das responsáveis pela formação do homem, esta deverá estar vinculada aos princípios da dignidade, da participação, da co-responsabilidade, da solidariedade, da eqüidade e da ética. Prepara-lo é preparar as novas gerações, para agir com responsabilidade, ética e sensibilidade dando início a uma educação sustentável.

"O sistema não teme o pobre que tem fome. Teme o pobre que sabe pensar" que favorece sobremaneira, hoje, os modelos neoliberais não é "miséria material das massas, mas sua ignorância", ignorância que faz as pessoas esperarem soluções produzidas pelos sistemas. A função da educação de caráter reconstrutivo político, conclui o autor, "é desfazer a condição de massa de manobra, como bem queria Freire". (DEMO, 2000 ).

O desenvolvimento sustentável vendo de forma crítica tem um componente educativo formidável. Haja vista que a preservação do meio ambiente depende de uma consciência ecológica e a formação da consciência depende da educação.

A ecopedagogia é uma pedagogia para promoção da aprendizagem contextualizada dando sentido das coisas para o cotidiano. Implica uma reorientação dos currículos para incorporar princípios defendidos por ela, como exemplo, orientar a concepção dos conteúdos e a elaboração dos livros didáticos. Jean Piaget ensinou que os currículos devem contemplar o que é significativo para o aluno. Esse conceito é correto, mas é incompleto. Os conteúdos curriculares têm que ser significativos para o aluno, e só terão relevância para ele, se esses conteúdos forem relevantes também para a saúde do planeta, para um contexto mais amplo.

Segundo (GUTIERREZ, 1998, p.21), "só encontramos sentido em caminhar vivenciando o contexto e o processo de desbravar novos caminhos; não apenas observando-o, por isso a educação sustentável é uma pedagogia democrática e solidária".

Como lugar de cultura e de estudo aberto a tudo a educação deve ser reconhecida por sua responsabilidade na participação dos grandes debates relacionados com o processo de transformação da sociedade.

Hoje precisamos de uma pedagogia da Terra e uma ecoformação, não somente para a tomada de consciência de nossa Terra - Pátria, mas também permitir que esta consciência se traduza em vontade de realizar cidadania terrena, proporcionando vinculação mais estreita entre os processos educativos a realidade e a liberdade das populações no exercício da cidadania planetária, para re-educação do homem/mulher, principalmente do homem ocidental, resultado de uma cultura cristã predatória, não podemos mais falar da Terra como um lar, como uma toca, para o bicho-homem, como fala Paulo Freire. Sem uma educação sustentável a terra continuará sendo espaço do nosso sustento. Mas não será o espaço de vida, o espaço do aconchego, de "cuidado". Existem múltiplas formas de viver em relação permanente com nosso planeta e compartilhar a vida com todos os que habitam ou o compõem. A vida só terá sentido se esta existe em relação. A raiz do dilema da humanidade está na forma como se aprende a pensar o mundo: dividindo-o em pedaços, precisa-se reaprender a reajustar a parte e o todo, o texto e o contexto, o global e o planetário e a enfrentar os paradoxos que a globalização competitiva trouxe consigo globalizando de um lado e excluindo do outro

sexta-feira, 5 de junho de 2009

O luto dos ambientalistas ("Curupira")

Sexta-feira, 5 de Junho de 2009

O luto dos ambientalistas

Resenha EB (05 Jun 09) - As principais organizações ambientalistas brasileiras e internacionais divulgaram ontem um manifesto denunciando o que chamaram de desmonte da estrutura legal e administrativa de proteção ambiental do país. Patrocinado pelo governo federal e pelo Legislativo, o "desmonte" seria provocado pelo chamado "lobby da insustentabilidade". O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado hoje, deve ser de luto, segundo as organizações. - O governo e o Congresso só estão olhando para as eleições do ano que vem, enquanto desmontam nossas leis conquistadas a duras penas. A esquizofrenia da política ambiental brasileira tem crescido ao ritmo da tensão pré-eleitoral - disse o supervisor de Conservação da WWF-Brasil, Cláudio Maretti. As entidades criticam recentes medidas dos poderes Executivo e Legislativo, já aprovadas ou em processo de aprovação, como a medida provisória da Amazônia (MP 458), aprovada anteontem pelo Senado e que, na avaliação das entidades, "privatiza" a floresta. A lista de medidas criticadas começa com a mudança do Decreto 6514, que exigia o cumprimento da legislação florestal, em novembro, cinco meses depois de sua edição. "Pouco mais de um mês depois, (o governo) revogou uma legislação da década de 1990 que protegia as cavernas brasileiras para colocar em seu lugar um decreto que põe em risco a maior parte de nosso patrimônio espeleológico". E continua: "Em fevereiro deste ano, uma das medidas mais graves veio à tona: a MP 458, que, a título de regularizar as posses de pequenos agricultores ocupantes de terras públicas federais na Amazônia, abriu a possibilidade de se legalizar a situação de uma grande quantidade de grileiros, incentivando o assalto ao patrimônio público, a concentração fundiária e o avanço do desmatamento ilegal", diz o texto. - Foram 30 anos de luta pela Amazônia lançados no lixo. Com a nova ofensiva da bancada ruralista, o Senado deu de mão beijada aos grileiros a luta de Chico Mendes, de irmã Dorothy. Um governo que se diz popular deveria ter vergonha disso - disse Paulo Adário, do Greenpeace.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Dia mundial do meio ambiente (www.bicodocorvo.com.br)

Dia Mundial Meio Ambiente

Postado por Leandro Moreira em fevereiro 16, 2009 na categoria Meio Ambiente

Não basta apenas a utilização da floresta, é preciso que haja uma Gestão Recursos Naturais, para que se possa proporcionar à natureza tempo e meios para a sua sustentabilidade natural, e, por conseqüência, a preservação de vidas da cadeia natural. É o que mais se escuta durante as comemorações do dia mundial meio ambiente. Assim, diante dessa grave crise ecológica, meios foram criados como tentativa de controlar a forte degradação e reduzir a Poluição Ambiental. Estamos em uma era em que vivemos sobre uma intensa preocupação em relação ao futuro de nosso planeta e de toda a sua forma de vida. Tal preocupação ultrapassa as simples comemorações de um dia mundial meio ambiente e acontece toda em vista de todos os danos causados na Natureza, o que coloca em sério risco a preservação e existência da Sustentabilidade Ambiental proporcionada pelo planeta Terra.

Dia Mundial Meio Ambiente

Dia Mundial Meio Ambiente

É bem verdade que tais danos não são de hoje, sendo que desde que o homem começou a evoluir o seu raciocínio e a desenvolver suas ferramentas e máquinas, com o intuito de se facilitar a forma de vida, o planeta começou a sofrer as conseqüências ocasionadas pelo uso descontrolado dos Recursos Naturais. Atualmente existem Cursos de Sustentabilidade e Designer Sustentabilidade. Muito embora haja a existência dos Recursos Naturais Renováveis, a sua utilização por parte do home vem sendo adotada de uma forma brusca e freqüente, o que coloca em risco a sua demanda de existência, na medida em que não há tempo hábil para que o Meio Ambiente renove as suas reservas de tais fontes de matéria prima natural, é bom que se faça sempre um Controle Meio Ambiente.

Meio Ambiente e Ecologia

Meio Ambiente e Ecologia

A sua exploração sem amparo e estudo acaba causando um distúrbio no equilíbrio do ecossistema, acarretando em devastação da flora e da fauna. Demais disso, durante o processo de exploração desses recursos da natureza, são utilizados produtos químicos e ferramentas, sendo o seu uso condenado pelos organizadores dia mundial do meio ambiente, na medida em que degradam de uma forma crucial a região por onde passam, o que propicia ainda mais a poluição e aceleração da devastação dos rios e florestas, além da perda de Animais de Diferentes Espécies.

Sobre Dia Mundial Meio Ambiente

Sobre Dia Mundial Meio Ambiente

O dia mundial do Meio Ambiente, que corresponde ao dia 5 de junho, foi criado como um marco para a conscientização e Preservação Ambiental. Tal ocorrência teve início durante o ano de 1972, na Suécia, quando então passou a ser considerado pela Conferência das Nações Unidas, como o maior evento realizado em prol do Meio Ambiente Mundial. A partir de então diversos países em todo o mundo, incluindo o Brasil, passaram a computar em seus calendários esta importante data, como forma de conscientização e Educação Ambiental das pessoas. Portanto, abra a sua mente para aquilo que faz bem às nossas florestas e comemore o dia mundial meio ambiente com respeito e preservação ao nosso querido planeta.

Dia do meio ambiente 5 de junho (www.ibge.gov.br)

5 de junho
Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia

    A importância desse dia tem precedentes. O meio ambiente e a ecologia passaram a ser uma preocupação em todo o mundo, em meados do século XX. Porém, foi ainda no séc. XIX que um biólogo alemão, Ernst Haeckel (1834-1919), criou formalmente a disciplina que estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente, ao propor, em 1866, o nome ecologia para esse ramo da biologia.

    Celebrado de várias maneiras (paradas e concertos, competições ciclísticas ou até mesmo lançamentos de campanhas de limpeza nas cidades), esse dia é aproveitado em todo o mundo para chamar a atenção política para os problemas e para a necessidade urgente de ações.

    Se há assunto que consegue igualar todas as pessoas nesse planeta é a questão ambiental: o que acontece de um lado, para bem ou para mal, vai sempre afetar o outro!

    Nessa data, chefes de estado, secretários e ministros do meio ambiente fazem declarações e se comprometem a tomar conta da Terra. As mais sérias promessas têm sido feitas, que vão do be-a-bá ao estabelecimento de estruturas governamentais permanentes para lidar com gerenciamento ambiental e planejamento econômico, visando conseguir a vida sustentável no planeta.

    Podemos, cada um de nós, já fazer a nossa parte para a preservação das condições mínimas de vida na Terra, hoje e no futuro, ou seja, investir mais naquilo que temos de valioso, que é a nossa inteligência, para aprender a consumir menos o que precisamos economizar: os recursos naturais. E é sempre bom lembrar que o Brasil, identificado como um dos nove países-chave para a sustentabilidade do planeta, já é considerado uma superpotência ambiental!

    Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia
    ECO-92
    Meio Ambiente e o mundo moderno: energia
    O planeta em perigo
    Meio ambiente no IBGE
    O Índice do Planeta Vivo
    Teste seus conhecimentos!

Trabalhos das turmas 1005 e 1006





Gostaria de parabenizar meus alunos das turmas 1005 e 1006 pelo trabalho que me apresentaram, gostei bastante do resultado!

Profª Mariana

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Mais de Petrópolis Antiga


Petrópolis Antiga






Na semana do meio ambiente vamos resgatar um pouco da nossa cidade antigamente.