quarta-feira, 28 de março de 2012

Ana Paula para o Parlamento Juvenil



Valeu Ana Paula Bastos (3002) eleita para ser a representante do colégio na disputa pelo parlamento juvenil.

Os outros candidatos também estão de parabéns: Pablo, Edson e Daiana.


Foi uma aula de cidadania para todos nós!!! Agora vamos adiante, todos juntos!!!

terça-feira, 27 de março de 2012

Eleição para o Parlamento Juvenil da Alerj


Rio de janeiro 12/03/2012Imprimir

Começou a corrida eleitoral dos candidatos ao Parlamento Juvenil da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), com a abertura do primeiro turno das eleições, quando cada escola, até o dia 28 de março, vai eleger um candidato para representar a sua cidade. Ao contrário das últimas edições, este ano não haverá um tema pré-definido para as matérias defendidas pelos estudantes. Os candidatos que vão disputar uma vaga no grupo terão que defender, no final de julho, seus projetos de lei no Plenário Barbosa Lima Sobrinho do Palácio Tiradentes. Na ocasião, serão escolhidos apenas três projetos, que serão submetidos ao Poder Executivo, podendo ou não virar lei.

“Queremos incentivar e mostrar aos jovens estudantes como funciona o Poder Legislativo e como são criadas as leis. Na prática, com a apresentação das propostas de leis e a defesa de suas ideias, os jovens estudantes acabam por fazer do Parlamento Juvenil um exercício de cidadania”, destacou o presidente da Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB). Poderão participar da seleção os estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede pública de ensino dos 92 municípios fluminenses que tenham até 21 anos de idade.

Serão considerados eleitores todos os alunos da 6ª à 9ª série do ensino fundamental e da 1ª à 3ª série do ensino médio, matriculados na rede pública. “Caberá às comissões eleitorais de cada escola a convocação da comunidade escolar a participar do processo eleitoral, através de edital de convocação, a ser divulgado em tempo hábil”, destacou o coordenador-geral do Parlamento Juvenil, Bernardo Roberto.

Os representantes de cada município serão escolhidos pelo voto direto dos próprios colegas de escola, em dois turnos de votação. A capacitação dos eleitos acontecerá entre os meses de abril e junho. Todo o material de divulgação pode ser obtido na direção das escolas. Os interessados poderão tirar suas dúvidas através do site: www.parlamentojuvenil.com.br ou pelo e-mail: contato@parlamentojuvenil.com.br. O Parlamento Juvenil 2012 será instalado na sede do Legislativo no mês de julho.


Alerj

Parlamento Juvenil 2011 - Sessão solene de encerramento da 5ª edição na Alerj (Final)

http://www.youtube.com/watch?v=zXNzvi49rvA
O endereço aí acima é para que vocês conheçam mais o jovem de nosso estado e a seriedade da participação, no exercício da cidadania.

Sobre o Parlamento Juvenil

Explicações e Exemplos de uma parlamentar juvenil

Talita colombo


Parlamento Juvenil

ALERJ(Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro)

O Parlamento Juvenil é um projeto desenvolvido pela SEDUC (Secretaria Estadual de educação) em parceria com a ALERJ (Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro).

Todo aluno que tenha de 11 a 18 anos e que está matriculado na escola pública estadual, pode participar.

As Etapas

Primeiro os alunos competem a nível escolar, que é quando mais de uma pessoa da mesma escola, estão inscritas.

Segundo, o aluno que passar a nível escolar, passa por um hipotético segundo turno, que é quando um aluno que é de outra escola, mas que é do mesmo município, resolve participar.

O Aluno que se sair bem no segundo turno, irá para uma capacitação, que pode ser em qualquer lugar do estado. No ano passado, a capacitação foi em Três Rios. Após a capacitação, vêm as etapas regionais. Como funciona?

São divididos 4 polos. Para os quatro polos, são designados 20 Parlamentares. Cada Polo vai para um lugar pré-definido e dura 3 dias e 2 sessões, sendo a primeira uma sessão de posse, onde todos recebem o título de Deputados Parlamentares, seguido de um debate livre.

É importante lembrar que o PROJETO DE LEI não é tema livre. O projeto tem um tema pré-definido! O tema de 2009 foi: PRIMEIRO EMPREGO, experiência se conquista na prática!

Na segunda sessão, cada parlamentar, deve subir à tribuna quando solicitado e proferir um discurso de até 3min. defendendo o seu projeto de lei. Desses 20, 11 passam para a etapa estadual, que são: 9 Deputados e 2 suplentes.

Na etapa estadual, apenas 10 passarão pelas comissões, que seria a 3ª etapa. E aquele que sobreviver as comissões, terá a sua lei sancionada pelo Governador do Estado e um emprego na ALERJ.

Resumidamente, é assim que o Parlamento funciona. Uma escola de democracia, ensinando jovens sonhadores, a escreverem o seu futuro na história do país.

Talita Colombo http://twittease.wordpress.com/

sábado, 24 de março de 2012

Dia 22 de março o dia da água

Comemoramos no dia 22 de março o dia da água. É preciso ter consciência ao fazer uso dela. É preciso bebê-la para manter a nossa saúde. É fundamental preservá-la. Aqui neste blog existem várias postagens sobre o dia. Acesse-as pesquisando ali em cima, na lupa. Utilize as palavras dia da água.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Salve o dia internacional da mulher

Origem do Dia Internacional da Mulher



Dia Internacional da Mulher


O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher

Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women's Trade Union League. Esta associação tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.

Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque. Caminhavam com o slogan "Pão e Rosas", em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida.

Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".

quarta-feira, 7 de março de 2012

Ir ao/à ou ir no/na (Pesquisa)

As turmas do 3º ano do ensino médio estão concluindo sua primeira pesquisa linguística.

Semana que vem teremos os resultados.

Trata-se da diversidade entre o português da norma culta brasileira atual e o português tradicional em relação à regência do verbo ir.

Vamos conferir!!!

Lixo do Canadá no Brasil

Os funcionários da Receita Federal no Porto de Itajaí, em Santa Catarina, impediram a entrada no Brasil de 40 t de lixo, distribuídas em dois contêineres, procedentes do Canadá. De acordo com a Receita, ao fazer a conferência física, os fiscais detectaram que a mercadoria declarada como polietileno era lixo.
A Receita informou ainda que o governo tomará as providências necessárias para a devolução da carga ao país de origem, sem prejuízo das demais penalidades cabíveis.
Foi a segunda carga de lixo detectada pelos fiscais da Receita em Itajaí em menos de seis meses. Em setembro de 2011, eles identificaram uma carga da Espanha, que foi devolvida.

E o detalhe:lixo sujo, inclusive com matéria orgânica.