sexta-feira, 25 de março de 2011

Cidadania

Cidadania é levar em conta o impacto que uma ação causa à coletividade. Essa ideia vale na hora de consumir um produto, jogar o lixo fora, votar e muito mais!
Nossas atitudes, por mais simples que sejam, refletem no bem-estar da região em que vivemos.
Você sabe qual é o impacto das suas ações no mundo ou faz ideia de como diminuí-lo a partir de pequenas mudanças em seus hábitos? Conhece todos os símbolos de reciclagem que estão impressos nas embalagens e escolhe o produto de menor impacto?
Faz ideia de que instituições procurar para o descarte de móveis que não quer mais? Ou conhece outras maneiras de atuar na política da sua cidade, além do óbvio voto consciente?
Então, comece a pensar nesta possibilidade e se transforme em um cidadão exemplar.

http://www.eucuidodaminhacidade.com.br/nat/dicascidadicas/1135-voce-pratica-cidadania.html

segunda-feira, 21 de março de 2011

Lixo e Cidadania (Frases da T. 3002)

"Há quem ganhe para tirar o lixo do chão, mas, não há quem pague para jogarmos."

"Lixo só não pode ser luxo, se estiver nas garras de um bicho sujo."

"A vida de um cidadão
depende da morte da
sujeira no lixão."

"A maior prova de amor
que podemos dar ao meio ambiente
é evitarmos que ele fique doente."

"Sujar é inconsequente
Limpar é consciente."
Adriele Alves

"Jogue o lixo no lixo, ele pode ser reciclado, e não poluir o seu ar."

"Coloque o lixo no lixo, proteja sua vida e a de seus amigos."
Renaira Ferreira de Souza

"Lixo na cidade, devemos acabar com a falta de humanidade."
Jéssica Portugal Esteves

"Nascemos pelados, carecas e sem dentes, e se não limparmos a cidade vamos morrer como indigentes."
P. Silas R. Cristão


(Outras frases serão postadas, aguardem!)


segunda-feira, 14 de março de 2011

Coleta Seletiva no Valparaíso

Valparaíso começa a receber o projeto "Coleta Seletiva"

Seg, 14 de Março de 2011 10:08
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Moradores vão receber sacos plásticos para recolhimento do lixo diferenciado que vai acontecer às quartas-feiras.

A Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) continua com o projeto “Coleta Seletiva” e desta vez vai beneficiar os moradores do bairro Valparaíso, que começam a receber os sacos plásticos que fazem parte do projeto nesta segunda (14), a partir das 9h, para recolhimento do lixo diferenciado que irá acontecer todas as quartas-feiras a partir do dia 23 desse mês.
De acordo com o presidente da Comdep, Anderson Juliano, o projeto vem dando certo nos bairros Morin e Mosela. “Estamos expandido aos poucos pelos bairros e agora chegamos ao Valparaíso. Esperamos que os moradores sejam tão recíprocos quanto os dos outros bairros. Já são mais de 250 toneladas de lixo recolhido e esse número tende a expandir cada vez mais”.
Desde que começou o projeto em junho de 2010 a companhia já recolheu 172.547 toneladas de lixo no bairro Mosela e 92.833 toneladas no Morin. De acordo com a Comdep, cerca de 85 % do lixo doméstico pode ser reciclado e o esperado é reduzir em até 30% o volume de lixo gerado no município.
O projeto Coleta Seletiva tem como objetivo recolher o lixo diferenciado das residências e encaminhá-lo para Centros de Inclusão Social (cooperativas), para que o material seja reciclado e transformado em artesanato, entre outros, possibilitando assim o reaproveitamento do material antes destinado ao aterro sanitário.

Fonte: Ascom PMP

COMENTÁRIO DO BLOG: E EM CORRÊAS, QUANDO SERÁ?

Castro Alves


Castro Alves - Lirismo X Objetividade

Antônio de Castro Alves nasceu em 14 de março de 1847 na fazenda Cabaceiras, interior da Bahia. Concluídos os estudos secundários no Ginásio Baiano, onde começou a escrever seus primeiros versos, ingressou-se, em 1.862, na Faculdade de Direito do Recife, onde despertou tamanha notoriedade por seu dom poético.

Sua obra compreende: Espumas Flutuantes, A revolução de Minas (teatro), A cachoeira de Paulo Afonso, Os Escravos.

Esse mártir da Literatura pertenceu à chamada Terceira Geração do Romantismo. Sua obra poética subdivide-se em duas vertentes: a lírico-amorosa, na qual ele ainda conserva resquícios do subjetivismo cultuado pelos poetas da segunda geração.

Contudo, a figura da mulher já não é mais idealizada, intocável, e sim vista por um plano mais realista, resultante de um amor materializado.

Pode-se dizer que Castro Alves traz em seu labor poético, uma característica individualista que o difere de seus antecessores: Seria algo que talvez prenunciasse e se convertesse em um pré-parnasianismo, que iria emergir posteriormente na voz de Olavo Bilac.

Tal característica era representada por uma intensa sensualidade que remontava os moldes do Classicismo e por um espírito norteador baseado em traços da Mitologia Greco-Latina.

Dando ênfase à outra vertente, chamada de “poesia social”, trazia um “falso subjetivismo”, ou seja, sua característica marcante pautava-se pela denúncia e insatisfação frente ao cenário político da época, mais precisamente da época da escravidão brasileira.

Através dessa temática, ele conseguiu despertar um espírito crítico diante das consciências que notadamente anseavam pelo desejo da libertação da escravatura.

É importante ressaltar que Castro Alves foi muito influenciado por Vítor Hugo, o escritor francês autor de “Os Miseráveis”, cuja temática de sua obra representou a metáfora do pássaro Condor, uma ave que habita as montanhas do Andes, de hábitos solitários, capaz de enxergar longas distâncias, simbolizando o caminho da justiça e da liberdade.

Vejamos sua magnífica obra, a lírico-amorosa e a social:

Marieta

Como o gênio da noite, que desata
o véu de rendas sobre a espada nua,
ela solta os cabelos... bate a lua
nas alvas dobras de um lençol de prata.

O seio virginal que a mão recata,
embalde o prende a mão... cresce, flutua...
Sonha a moça ao relento... Além na rua
preludia um violão na serenata.

Furtivos passos morrem no lajedo...
Resvala a escada do balcão discreta...
matam lábios os beijos em segredo...

Afoga-me os suspiros, Marieta!
Oh surpresa! Oh! Palor! Oh! Pranto! Oh! Medo!
Ai! Noites de Romeu e Julieta!...

Por meio da mesma, percebemos a figura feminina denotando um amor mais real, despertando a sensualidade e a concretização do contato físico. Diferente das donzelas virginais e inacessíveis representadas pela segunda geração, a mulher se entrega aos encantos de seu admirador, levando-nos a crer que o encontro amoroso foi realmente consumado.

Vozes d'África

Deus! ó Deus! onde estás que não respondes?
Em que mundo, em qu'estrela tu t'escondes
Embuçado nos céus?
Há dois mil anos te mandei meu grito,
Que embalde desde então corre o infinito...
Onde estás, Senhor Deus?...

Qual Prometeu tu me amarraste um dia
Do deserto na rubra penedia
— Infinito: galé! ...
Por abutre — me deste o sol candente,
E a terra de Suez — foi a corrente
Que me ligaste ao pé...

O cavalo estafado do Beduíno
Sob a vergasta tomba ressupino
E morre no areal.
Minha garupa sangra, a dor poreja,
Quando o chicote do simoun dardeja
O teu braço eternal.
Minhas irmãs são belas, são ditosas...
Dorme a Ásia nas sombras voluptuosas
Dos haréns do Sultão.
Ou no dorso dos brancos elefantes

Embala-se coberta de brilhantes
Nas plagas do Hindustão.


Por tenda tem os cimos do Himalaia...
Ganges amoroso beija a praia
Coberta de corais ...
A brisa de Misora o céu inflama;
E ela dorme nos templos do Deus Brama,
— Pagodes colossais...
[...]

Pode-se dizer que esse é quase um poema épico pela sua extensão, no qual notamos um lirismo pungente e o traço principal que o caracteriza - o verdadeiro repúdio à situação social na época da escravidão, como é explicitado por meio dos seguintes versos:

Minhas irmãs são belas, são ditosas...
Dorme a Ásia nas sombras voluptuosas
Dos haréns do Sultão.
Ou no dorso dos brancos elefantes

Ao ressaltar o termo “hárens do Sultão”, Castro Alves denuncia a condição submissa das escravas perante ao seu Senhor, visto que as mesmas eram “usadas”sem a mínima consideração por parte de quem as considerava como mero objeto de prazer.

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

http://www.brasilescola.com/literatura/castro-alvespoeta-dos-escravos.htm

Professores em banda larga (Diário de Petrópolis)

Categorizado | Destaques, Sem categoria

Professores do Estado conectados em banda larga

Professores do Estado conectados em banda larga

Ascom/Secretaria de Educação
A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro vai migrar a tecnologia dos minimodens utilizados pelos 50.750 professores contemplados com notebooks pelo projeto Conexão Educação. A substituição da tecnologia 2G pela 3G começa a acontecer a partir do mês de abril. O projeto atenderá toda a rede e deverá ser finalizado até o mês de junho.

O objetivo é ofertar uma tecnologia mais rápida (até 2 megabytes), em função da evolução tecnológica, permitindo que os docentes acessem e baixem conteúdos em maior velocidade, participem de videoconferências e acessem com facilidade os portais da Seeduc (Conexão Aluno e Conexão Professor), além das ferramentas de gestão escolar, como o Conexão Educação.

Para manter os professores em compatibilidade com a evolução do mercado, a Secretaria de Estado de Educação está investindo cerca de R$ 1,6 milhão por mês nos minimodens. A tecnologia móvel permitirá aos docentes acessar a internet de vários locais, não apenas na sala de aula, mas também de suas residências, universidades e cursos.

Além das coberturas GPRS e EPGE (protocolos que tornam viável a transmissão de dados), o aparelho também detectará a tecnologia de transmissão de dados GSM, cobrindo áreas mais extensas no estado. O primeiro lote já está sendo entregue na Seeduc. No próximo mês, um projeto piloto vai percorrer as escolas para efetuar a substituição dos modens na Região Metropolitana do Rio.

Tecnologia na rede estadual de ensino

Ciente do interesse dos jovens pelo mundo digital e da importância do uso do computador no processo ensino-aprendizagem, a Secretaria de Educação equipou todas as escolas com máquinas e acesso à internet, concedeu mais de 50 mil notebooks para professores e premiou 9.553 alunos com laptops, pelo projeto Geração Futuro.

Dia Nacional da Poesia. Viva Castro Alves!!!


Poeta brasileiro homenageado com o dia da poesia

A poesia é a arte da linguagem humana, do gênero lírico, que expressa sentimento através do ritmo e da palavra cantada. Seus fins estéticos transformaram a forma usual da fala em recursos formais, através das rimas cadenciadas.

As poesias fazem adoração a alguém ou a algo, mas pode ser contextualizada dentro do gênero satírico também.

Existem três tipos de poesias: as existenciais, que retratam as experiências de vida, a morte, as angústias, a velhice e a solidão; as líricas, que trazem as emoções do autor; e a social, trazendo como temática principal as questões sociais e políticas.

A poesia ganhou um dia específico, sendo este criado em homenagem ao poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), no dia de seu nascimento, 14 de março.

Castro Alves ficou conhecido como o “poeta dos escravos”, pois lutou grandemente pela abolição da escravidão. Além disso, era um grande defensor do sistema republicano de governo, onde o povo elege seu presidente através do voto direto e secreto.

Sua indignação quanto ao preconceito racial ficou registrada na poesia “Navio Negreiro”, chegando a fazer um protesto contra a situação em que viviam os negros. Mas seu primeiro poema que retratava a escravidão foi “A Canção do Africano”, publicado em A Primavera.

Cursou direito na faculdade do Recife e teve grande participação na vida política da Faculdade, nas sociedades estudantis, onde desde cedo recebera calorosas saudações.

Castro Alves era um jovem bonito, esbelto, de pele clara, com uma voz marcante e forte. Sua beleza o fez conquistar a admiração dos homens, mas principalmente as paixões das mulheres, que puderam ser registrados em seus versos, considerados mais tarde como os poemas líricos mais lindos do Brasil.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Veja mais:
Literatura

http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-nacional-poesia.htm

sábado, 12 de março de 2011

ELPAIS.COMInternacional El accidente en una central nuclear de la prefectura Fukushima (norte de Japón

El accidente en una central nuclear de la prefectura Fukushima (norte de Japón) es ya el peor que se ha vivido desde la catástrofe de Chernóbil (Ucrania) en 1986. El fallo en el sistema de refrigeración del reactor 1 de la planta nuclear de Daiichi, tras el terremoto y el tsunami que asolaron ayer el país, ha sido catalogado por las autoridades como de categoría 4. Esto equivale a un "accidente con consecuencias de alcance local" según la Escala Internacional de Sucesos Nucleares (INES), que contempla como categoría máxima la 7. Solo en dos ocasiones se han registrado accidentes peores: se trata de la explosión en Chernóbil (categoría 7, "accidente grave") y de la fusión, en 1979, de un reactor en la central estadounidense de Three Mile Island (categoría 5, "accidente con consecuencias de mayor alcance").

La confirmación de los problemas en la central japonesa de Fukushima ha dado nuevos argumentos a la organización ecologista Greenpeace, una de las más constantes detractoras de este tipo de energía. "Han fallado las medidas de protección física que supuestamente deberían haber aislado la radiactividad del medio ambiente", afirma la ONG en un comunicado.

En declaraciones remitidas a los medios de comunicación, el director de la campaña contra la nucleares de la organización, Jan Beranek, afirma: "Cualquier cantidad de radiación que se libere a la atmósfera pone en riesgo la salud de las personas de la zona, la salud pública y el medio ambiente. Tanto en el caso de que se haya producido una fuga en la central nuclear de Fukushima, como si se ha forzado deliberadamente el escape, el hecho de que se hayan vertido a la atmósfera gases contaminados radiactivamente procedentes del reactor implica que han fallado claramente las medidas de protección física diseñadas para aislar la radiactividad del medio ambiente".

"La industria nuclear nos dice que accidentes como este no pueden pasar con reactores modernos, pero hoy Japón está en medio de una crisis de consecuencias potencialmente devastadoras por culpa de la energía nuclear", ha añadido Beranek.

La organización aprovecha, por tanto, para pedir el cierre de todas las centrales.

Greenpeace afirma que las nucleares aportan el 29% de la energía que consume Japón, y remite a un informe en el que se indica que el país puede sustituirlas por otras fuentes.

Greenpeace sobre usinas japonesas e evacuação

Para se ter uma idéia, o raio de evacuação de 20 km das usinas japonesas equivale à retirada da população de pinheiros à cantareira, em SP

ou de Copacabana à Barra da Tijuca no Rio de Janeiro

Vale lembrar que as usinas de Angra estão sobre falhas geológicas e terrenos instáveis e portanto não estão imunes a acidentes

Já há relato de 3 pessoas sendo tratadas por exposição à radiação no Japão após explosão de usina nuclear após terremoto.

do twitter

Do Blog Educação (Dia do bibliotecário)

Parabéns a todos os bibliotecários do Brasil

11 de março de 2011

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arquivoNo Brasil, o Dia do Bibliotecário é comemorado em 12 de março como um marco do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta, Manuel Bastos Tigre. A data celebra a importância do grande guardião dos livros nas escolas, bibliotecas públicas, universidades, empresas e organizações sociais.

O bibliotecário nasceu em 1882 e fez sua primeira graduação em engenharia elétrica. Foi fazendo um curso de aperfeiçoamento em eletricidade nos Estados Unidos que conheceu bibliotecário Melvil Dewey, que mudou sua trajetória profissional. O americano, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal, ajudou o brasileiro a migrar para a carreira de biblioteconomia.

Manuel Bastos Tigre trabalhou no Museu Nacional do Rio de Janeiro, na Biblioteca Nacional e na Biblioteca Central da Universidade do Brasil. Ao longo de várias décadas, ajudou a disseminar informação e conhecimento a fim de promover o desenvolvimento cultural e social de nosso país.

É lembrando um pouquinho desta história, que o Blog Educação parabeniza todos os bibliotecários do Brasil, profissionais que ajudam alunos, educadores e professores a pesquisar e sistematizar documentos, manuscritos, impressos e materiais digitais e audio-visuais de todas as naturezas.

>> Para saber mais sobre esta carreira, confira o site do Conselho Federal de Biblioteconomia: http://www.cfb.org.br/

Equipe Blog Educação

Parabéns às bibliotecárias do Hercília Moret, nosso colégio!!!!!!! Graças a vocês nós evoluimos!!!

quinta-feira, 10 de março de 2011

Filtros de café gerando Biodiesel (eco4planet)

Ciência, Geração de Energia, RRR
Da série “o que fazer com esse lixo”. Filtros de café gerando Biodiesel




O Coffree ainda não está no mercado, por isso continuaremos por mais algum tempo tomando café coado em filtros de papel. Mas uma pesquisadora de São Paulo teve uma ótima ideia para evitar o descarte desse papel devidamente borrado de café: transformá-lo em biodiesel.


E como funciona?

Denise Moreira dos Santos, professora de química que ministra o curso técnico de Química no Centro Paula Souza, entidade que administra Etecs e Fatecs em São Paulo, diz que a pesquisa com borras de café como matéria-prima para produção de biodiesel era só um experimento para crianças em sala de aula, porém acabou se tornando sua dissertação de mestrado.

A forma de extração do combustível é a mesma de sempre: o óleo essencial é extraído da borra de café com o uso do etanol como solvente. Depois disso, o material é colocado num catalisador alcalino para que seja feita uma reação de transesterificação e, com isso, chegar ao biodiesel.


Preocupação ambiental

Denise ainda lembra que a pesquisa visava mostrar aos alunos como é possível aproveitar um resíduo descartado no ambiente para a produção de energia. Preocupada em tornar o projeto ainda mais ecológico, a pesquisadora prefere secar a borra de café ao sol e não em fornos ou estufas, e ainda alerta que o uso da borra como fertilizante e o descarte inadequado podem contaminar o solo.

Como sugestão, a criadora da pesquisa, gostaria de ver pequenas comunidades agrícolas utilizando essa técnica para abastecer tratores e máquinas.


Dica

Ah, é bom lembrar que coadores de pano são uma boa opção, mas alguns cuidados são necessários: não usar diariamente por mais de um mês; lavar sem sabão e guardar em um recipiente com água na geladeira para evitar bactérias.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Frases sobre Lixo e Cidadania (T. 3001 C. E. Hercília Moret)

"Vamos cuidar do nosso lixinho, para ele não virar nosso vizinho."
Mariana Motta dos Santos


"Cidadão, caia na real! O lixo é um problema mundial." Silvania

"
O lixo polui o ar, mas se a gente reciclar, tudo mudará." Edivania

"Mude, porque quando a gente muda o mundo muda com a gente."

"É pensando no próximo que podemos garantir um futuro melhor."
Luiz
Felipe Costa

"Só sei que nada sei, mas meu lixo eu limparei." Miguel

"Reciclar é mudar, mudar é viver, recicle vivendo!" Ingrid

"Gosta de enchentes, de calor acima do normal, gosta da sua cidade suja? Não? Então por que você não faz a sua parte para ajudar o meio ambiente?" Renato

"Devemos cuidar do nosso lixo para nós vivermos em paz com o mundo." Marcos Vinícius

"Acredito que com um novo pensamento da sociedade o homem possa mudar o mundo." Arthur

"O nosso lixo é a riqueza de outros."

"O nosso lixo é uma séria questão. Para o mundo mudar precisamos exercer o papel de bom cidadão."

"O lixo é uma questão a se pensar; através de você o mundo pode mudar; é só você se conscientizar."
Diogo Rispoli, Guilherme de Souza e Carlos Henrique

Aguardem mais frases que virão para a nossa campanha...

terça-feira, 8 de março de 2011

Partido da Educação (blog do Noblat)

Partido da Educação

Enviado por Ricardo Noblat -
28/02/2011
Política

Renata Lo Prete, Folha de S. Paulo

A temporada de criação de partidos poderá trazer novidades além da legenda-dormitório do prefeito Gilberto Kassab (DEM-SP).

Políticos como os deputados Antonio Reguffe (PDT-DF), Gabriel Chalita (PSB-SP) e Luiza Erundina (PSB-SP) estudam se aglutinar numa nova sigla de nomenclatura e ideário associados à pauta da educação.

Campeão de votos pelo Distrito Federal, Reguffe ganhou visibilidade ao declinar das benesses do mandato na Câmara.

Assim como Erundina, o ex-tucano Chalita pretende deixar o PSB por uma porta tão logo Kassab, depois de fazer pitstop em seu novo partido, entre pela outra.

Principal conselheiro de Chalita no petismo, o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, teria manifestado simpatia pela ideia do novo partido.

Partido da Educação -Gabriel Perissé

Leio no Globo de hoje uma nota sobre a possível fundação do Partido da Educação, acho uma grande idéia. Educadores e sociedade em geral precisam unir-se e organizar-se para que este país possa ter um destino de desenvolvimento e sustentabilidade, postarei aqui algumas matérias sobre essa iniciativa. É o caso do texto abaixo que fala sobre o tema.
Sylvio Costa Filho

Partido da educação

Gabriel Perissé


Gabriel Perissé

Ler, pensar e escrever


Se vier a existir oficialmente o Partido da Educação, nele votarei. Votarei em seus vereadores, deputados, prefeitos, senadores e governadores. Votarei no seu candidato à presidência. Votarei em todos os seus candidatos, sejam professores ou não. Não é preciso ser professor para amar a educação. (Por vezes, é até bom que não seja...)

Por mais que a economia nos prometa o céu, por mais que a religião nos prometa a prosperidade, por mais que a tecnologia nos prometa eficácia, por mais que os hedonistas nos prometam o êxtase, por mais que as drogas nos prometam a felicidade, por mais que a ecologia nos prometa o equilíbrio, por mais que a psicoterapia nos prometa a superação, por mais que a mídia nos prometa lucidez... sem educação, todos os projetos e promessas são inócuos.

A única palavra que faz sentido — educação. Educação é abordagem, tema, objetivo, expectativa, preocupação, síntese, colóquio, rumo. Sem educação não há salvação.

Educação em todas as dimensões. Educação alimentar, educação no trânsito, educação para o amor (incluindo educação sexual, conjugal e pa/maternal), educação próxima e à distância, educação até na escola!
O Partido da Educação espera os outros partidos falarem. Uma questão de bons modos. Mas depois quer dar a sua aula. Quer ministrar o seu curso... e haja discurso!

O Partido da Educação é irritantemente coerente — sempre toma o partido da educação. Não tem outra proposta, não acredita em qualquer iniciativa que não seja educacional na origem, nos meios e nas metas. O Partido da Educação só se mete em questões educacionais — e tudo se inicia, termina e recomeça em questões educacionais.

Meu voto para o Partido da Educação! Todos os estudantes votarão no Partido da Educação. Todos os professores votarão no Partido da Educação. Todos aqueles que um dia aprenderam a ler graças a uma professora (ou professor) votarão no Partido da Educação.

O Partido da Educação é o Partidão por excelência. O Partido que parte do princípio de que Educação é a melhor parte. O Partido da Educação não promete facilidades. Haverá lição de casa, exames e trabalho em grupo. O Partido da Educação reprova quem debochar do conhecimento e da leitura.

O Partido da Educação fará de todos nós, mais do que eleitores, mestres em política. O Partido da Educação não vende diplomas nem compra votos. Por isso terá meu apoio!

A jornada do escritor, Ampersand, 1997, 360 páginas.

Matéria publicada no Correio da Cidadania

Sobre o autor:

Gabriel Perissé é doutor em educação pela USP e professor do mestrado em educação da Uninove-SP.
Web Site : www.perisse.com.br



Matéria publicada em 01/04/2006 - Edição Número 80

domingo, 6 de março de 2011

Frases sobre Lixo e Cidadania Turma 1001 C.E. Hercília Moret

"Todos têm obrigações e deveres com tudo até mesmo com seu próprio lixo."

"Cuide do que é seu e de todos, pois o lixo tem que ter seus cuidados."

" Mantenha a cidade limpa pois você está nela."

"Cuidar do lixo não é apenas um trabalho, é simplesmente um gesto de higiene."

Carlos Henrique Ribeiro ( 1001)


"Ter cuidado com o lixo é o nosso dever
um mundo limpo é o nosso direito."

"Reciclar é cuidar. Vamos cuidar uns dos outros."

"Para ter mais dignidade, vamos limpar nossa cidade."

" O lixo tem um destino, e ele não é a rua."

Talita Costa (1001)


"O lixo e cidadania é igual a futebol. Você separa o lixo é igual a um pênalti, você joga o lixo fora é igual fazer um gol!" Felipe B. Plantz (1001)

"Não seja um lixo, jogue o lixo no lixo." Nelson Buarque C. Neto (1001)

"Não sujar é um dever e limpar é uma obrigação." Robert Davidson C. Gonçalves de Oliveira


Aguardem! Outras frases serão postadas



REMANDO NO LIXO


!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!????????????????????????

Projeto Lixo Extraordinário 1

Bem, já estão sendo dados outros passos do nosso projeto: Carlos Henrique (3001) está preparando o logotipo, o boneco mascote de nossa campanha; as turmas estão produzindo frases publicitárias para as nossas mensagens, sendo que escolheremos uma das frases para ser a nossa chamada principal. Começaremos a postar aqui algumas frases que já foram produzidas. Uma vez escolhida a frase e criado o boneco da campanha, é nossa intenção confeccionarmos camisetas para a divulgação. ATENÇÃO ALUNOS, VAMOS CONVENCER OS PROFESSORES A PARTICIPAREM DO NOSSO PROJETO UTILIZANDO AS SUAS MATÉRIAS E AULAS!!!

HERÓIS DA RECICLAGEM - Rafael Júnior

Os Três R's: Reduzir, reutilizar, reciclar (Legenda em português)

Projeto Lixo Extraordinário

Agora vamos começar pra valer. Já começa a ser formada a 1ª comissão de trabalho para dar início ao nosso projeto na escola. O primeiro passo já foi dado pela direção: a compra das lixeiras seletivas. Bem, agora é preciso conscientizar "a galera" para fazer um uso racional e inteligente das lixeiras que estão distribuídas no pátio de baixo e nos corredores dos andares. A comissão vai encarregar-se de passar nas salas e promover essa conscientização.

Comissão da turma 3001: Diogo, Carlos Henrique, Felipe, Bianca, Guilherme, Ingrid, Eduarda, Beatriz, Miguel e Renato.

Mãos à obra!

Os três "Rs"

Reduzir, Reutilizar e Reciclar

Quanto podemos diminuir do esbanjamento, quanto podemos economizar em prol do planeta?
Quantas coisas podem ser limpas e reutilizadas, voltar ao valor das utilidades e não virar lixo?
Quantas coisas podem ser reaproveitadas e dar continuidade ao ciclo produtivo?

Você pode responder essas perguntas através de ações.

"R"de Reutilizar (www.portalsaofrancisco.com.br)


"R"de Reduzir (www.portalsaofrancisco.com.br/)

"R" de Reciclar

quarta-feira, 2 de março de 2011

"Aula de Português"

O título desta postagem é também título de um livro essencial para os professores de língua portuguesa. A autora é Irandé Antunes e foi editado pela Parábola Editorial.
Ainda existem professores que insistem em aulas que priorizam as terríveis e exaustivas classificações e nomeações, usando os textos apenas como pretextos para insistirem obstinadamente em uma gramática normativa e prescritiva. Contrárias a essa postura, há muito que várias vozes já se levantaram mostrando quão inútil tem sido essa direção, que acaba por afastar os jovens do prazer do texto e da aventura maravilhosa que a linguagem pode proporcionar.
A seguir vão alguns trechos do livro "Aula de Português", de Irandé:

"Nas atividades em sala de aula, o professor bem que poderia desenvolver nos alunos a competência para ouvir o outro, escutar, com atenção, o que ele tem a dizer (competência socialmente tão relevante e pouco estimulada!)"

"Em termos muito gerais, as aulas de português seriam aulas de:
  • falar,
  • ouvir,
  • ler e
  • escrever textos em língua portuguesa,
    dentro de uma distribuição e complexidade gradativas, atentando o professor para o desenvolvimento já conseguido pelos alunos no domínio de cada habilidade."

Ministério Público Federal investiga Casa da Morte


Petrópolis sabe muito pouco sobre este episódio triste, pouco a imprensa local noticiou; essa matéria abaixo, da Tribuna de Petrópolis, é uma das poucas e mais recentes sobre o assunto.




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Qui, 17 de Fevereiro de 2011 11:00
JAQUELINE RIBEIRO
Redação Tribuna


Considerado por historiadores como o pior porão montado pelo regime militar, durante o período da ditadura, a Casa da Morte, que fica na região do centro de Petrópolis, é alvo de uma investigação em andamento no Ministério Público Federal na cidade, desde o fim do ano passado. O inquérito corre em sigilo e foi instaurado com base em denúncias feitas pelo Grupo Tortura Nunca Mais, que no fim do ano passado esteve em Petrópolis e informou à Procuradoria da República sobre a existência de um imóvel para onde teriam sido levados presos políticos que desapareceram durante o período da ditadura. O local, onde teriam sido realizadas sessões de tortura, ficou conhecido como Casa da Morte, aparelho supostamente montado pelo Centro de Informações do Exército (CIE), com o objetivo de torturar e eliminar líderes da guerrilha urbana considerados irrecuperáveis.
Entre os desaparecidos desta época está Carlos Alberto Soares de Freitas, o Beto, amigo e ex-comandante da atual presidente da República Dilma Rousseff, nos tempos em que a presidente era militante da VAR-Palmares, organização da luta armada que atuou no início dos anos 70. Beto teria sido assassinado na Casa da Morte, em 1971. Um dos torturadores, identificado como Ubirajara Ribeiro de Souza, ex-sargento do exército, hoje advogado, teria sido reconhecido por Beto. A identificação do suposto torturador se tornou pública por conta do depoimento da única sobrevivente da casa, a mineira Inês Etiene Romeu. Em 1980, Etiene contou à OAB que o ex-sargento do exército reconhecido por Beto usava codinomes do cárcere do CIE.
Carlos Alberto, o Beto, desapareceu há exatos 40 anos. Ele teria sido capturado em 15 de fevereiro de 1971, pouco depois de desembarcar de um ônibus na esquina das avenidas Nossa Senhora de Copacabana e Princesa Isabel, no Rio. Provavelmente interceptado pela repressão, por ser considerado um subversivo irrecuperável, ele teria sido trazido a Petrópolis e levado para a Casa da Morte. As investigações que correm no MPF, em Petrópolis, são uma esperança quanto ao destino de desaparecidos políticos, uma vez que parte deles pode ter sido eliminada na Casa da Morte.