domingo, 27 de fevereiro de 2011

Morte de Moacyr Scliar

É com pesar que repasso a notícia da morte de um grande escritor, médico e intelectual de quem tive o prazer de ler bons livros e assistir palestras das quais sempre saí enriquecido. Hoje, mais uma vez sa letras brasileiras perdem uma voz, mas ficam as belas páginas. Obrigado Moacyr Scliar.

Memória

Morre o escritor Moacyr Scliar

O escritor gaúcho Moacyr Scliar (620)

(Divulgação)

Morreu na madrugada deste domingo o escritor gaúcho Moacyr Scliar, de falência múltipla de órgãos. Ele sofreu um acidente vascular cerebral isquêmico (AVC ) em 16 de janeiro, enquanto se recuperava de uma cirurgia no intestino, e desde então estava internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O velório deve ocorrer no salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a partir das 14 horas, e o sepultamento será na segunda-feira, em cerimônia reservada a familiares e amigos.

Um dia após diagnosticado o AVC, Scliar sofreu uma cirurgia para retirada de coágulo decorrente do acidente, passando a ser mantido com um mínimo de sedação necessária. O escritor passava pela retirada gradual da sedação quando, no dia 9 de fevereiro, apresentou um quadro de infecção respiratória, voltando então a ser sedado e a respirar por aparelhos.

Vida - Moacyr Jaime Scliar nasceu em 23 de março de 1937, em Porto Alegre - seus pais, José e Sara Scliar, de origem russa, chegaram ao Brasil em 1904. Scliar formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sendo especialista em Saúde Pública e Doutor em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública. Casou-se com Judith, com quem teve um filho, Roberto.

Autor de mais de 70 livros e eleito para a Academia Brasileira de Letras (ABL) em 2003, Scliar publicou sua primeira obra, Histórias de um Médico em Formação, em 1962. Recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira, sendo o último, o Jabuti, por Manual da Paixão Solitária, em 2009. Seus livros estão traduzidos em doze idiomas. Entre suas obras mais importantes estão O Ciclo das Águas, A Estranha Nação de Rafael Mendes, O Exército de um Homem Só e O Centauro no Jardim.

Tags: academia brasileira de letras, escritor, moacir scliar.

http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/morre-o-escritor-moacir-scliar

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Tião em Hollywood

Tião exibe placa de Hollywood em sua primeira visita à terra do cinema (Foto: Gustavo Miller/G1)Tião exibe placa de Hollywood em sua primeira visita
à Calçada da Fama (Foto: Gustavo Miller/G1)
25/02/2011
'Aqui é o país do exagero', diz catador de 'Lixo extraordinário' nos EUA
Lá para o Oscar, Tião se espantou com tanta 'comida que vai para o lixo'.
G1 fez passeio com o brasileiro pela Calçada da Fama, em Los Angeles.

Gustavo Miller Do G1, em Los Angeles - O jornalista viajou a convite da Turner
imprimir

“Não, Tião! Não compra a estátua que vai dar azar”. Foi com essa bronca bem-humorada do diretor João Jardim, que o brasileiro Tião Santos estreou na Calçada da Fama de Hollywood. O catador de lixo e o codiretor de “Lixo extraordinário”, que concorre ao Oscar de melhor documentário, chegaram nesta quinta-feira (24) a Los Angeles, e, desde então, seguem uma maratona que inclui entrevistas, sessões do filme e até um almoço no consulado brasileiro.

Só nesta sexta puderam conhecer a Hollywood Boulevard e o Kodak Theatre, onde a cerimônia será realizada neste domingo. “Meu coração está batendo até mais forte”, disse Tião, assim que viu o primeiro outdoor do evento. “Desde que saíram os indicados minha vida virou de cabeça para baixo. No dia do anúncio eu estava em uma assembléia dos catadores e tinha tanto repórter depois que pensaram que alguém tinha morrido. O bagulho foi muito louco”, diverte-se o presidente da Associação dos Catadores do Jardim Gramacho, maior aterro sanitário da América Latina.
saiba mais

* Catador de 'Lixo extraordinário' usará grife carioca no tapete vermelho
* 'Parece um sonho', diz Vik Muniz sobre indicação ao Oscar

Coprodução entre Brasil (O2) e Reino Unido (Almega Projects), “Lixo extraordinário” tem direção de Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley. O documentário mostra o trabalho do artista plástico Vik Muniz com os catadores do aterro Jardim Camacho, em Duque de Caxias.

Tião e Jardim seguem alguns rituais desde que o trabalho saiu premiado de vários festivais mundiais. O cineasta, por exemplo, está usando o mesmo casaco que utilizou no Festival de Berlim, quando o filme foi eleito o melhor documentário pelo júri popular.
João Jardim, codiretor do documentário 'Lixo extraordinário', e Tião posam para fotos diante de estátua gigante do Oscar (Foto: Gustavo Miller/G1)João Jardim, codiretor de 'Lixo extraordinário', e Tião
posam para fotos diante de estátua gigante do Oscar
(Foto: Gustavo Miller/G1)

“O Oscar de documentário é um prêmio muito político e a vantagem de sermos uma coprodução é que estamos de igual para igual”, acredita Jardim. “Estou como jogador de futebol: acho que tem de manter a humildade, os pés no chão e prefiro nem saber quem são os adversários”, diz Tião.

"Lixo extraordinário" tem como concorrentes “Exit through the gift shop”, do artista plástico Banksy; “GasLand”, de Josh Fox; “Trabalho interno”, de Charles Ferguson; e “Restrepo”, de Tim Hetherington e Sebastian Junger.

377 e-mails não lidos
“Hoje preciso de alguém para ajudar com a minha agenda. Está difícil trabalhar, vi agora 377 e-mails não lidos. Eu tenho de continuar trabalhando [com a associação], mas está difícil. O que me trouxe aqui foi a minha liderança e não posso perder a minha essência. Sei que isso aqui [o Oscar] nunca se repetirá”, explica Tião, que aproveita para falar como o filme está ajudando a mudar a imagem dos catadores de lixo.

“Estamos tendo um reconhecimento como profissionais, somos muito marginalizados. Mostramos como consumir pode ser impactante”, afirma, enquanto olha para a vitrine de uma doceria. “Olha o tamanho dessa rosquinha! Isso aqui é o país do exagero, desde que cheguei só penso na quantidade de comida que vai para o lixo. Minha mulher é magra e adora doce. Ela seria gorda nos EUA”, brinca.

“Isso aqui é a continuação do filme. Mostra como a arte muda a vida das pessoas”, completa Jardim, rindo, enquanto Tião compra camisetas e uma placa de Hollywood para a sua filha Clara Elis – o nome é uma homenagem às suas cantoras favoritas, Clara Nunes e Elis Regina.

“Ela faz 10 anos do domingo, acredita? Ela pediu para eu tirar fotos com os famosos, diz que agora sou um também”, afirma Tião, que já sabe exatamente qual personalidade vai tentar abordar na maior festa do cinema mundial: “Angelina Jolie. É uma questão pessoal querer conhecê-la”.

A cerimônia do Oscar será realizada no próximo domingo (27) com transmissão do canal a cabo TNT a partir das 21h. Na TV aberta, a Globo exibe a entrega dos troféus após o "BBB11".
João Jardim, codiretor do documentário 'Lixo extraordinário', e Tião posam para fotos diante de estátua gigante do Oscar (Foto: Gustavo Miller/G1)João Jardim, codiretor de 'Lixo extraordinário', e Tião
posam para fotos diante de estátua gigante do Oscar
(Foto: Gustavo Miller/G1)

Matéria de: http://g1.globo.com/pop-arte/oscar/2011/noticia/2011/02/aqui-e-o-pais-do-exagero-diz-catador-de-lixo-extraordinario-nos-eua.html

Do lixão ao Oscar, Tião quer despertar consciências (terra)

 . Foto: Divulgação

Tião é fotografado por Vik Muniz no documentário 'Lixo Extraordinário'

Do lixão ao Oscar, Tião quer despertar consciências
26 de fevereiro de 2011 •


Protagonista do documentário indicado ao Oscar Lixo Extraordinário e trabalhador em um aterro sanitário no Rio de Janeiro, Sebastião Carlos dos Santos, o Tião, procura despertar consciências em Hollywood para melhorar a qualidade de vida dos que reciclam lixo no Brasil.

Tião, de 32 anos, aterrissou pela primeira vez em Los Angeles esta semana para assistir como uma estrela a mais da sétima arte à entrega das estatuetas no Teatro Kodak, uma gala que lhe aflige e da qual espera desfrutar, embora sem esquecer qual é seu papel na cerimônia.

"É muito gratificante e maravilhoso tudo o que está acontecendo", comentou Tião em entrevista concedida à Agência Efe no hotel Mondrian, na Sunset Boulevard.

"Isto é muito maior do que tinha pensado, todo o mundo parece famoso. Mas é uma coisa que vai passar, terminará, e tenho que ter os pés no chão e não perder o contato com a realidade", explicou.

O líder do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) se transformou nas últimas semanas no grande estandarte brasileiro pela defesa dos direitos a um trabalho e a condições de vida dignas para os que, assim como ele, cresceram aproveitando o que outros jogam fora.

Sua história como catador de lixo desde os 11 anos de idade em Jardim Gramacho, um dos maiores lixões do mundo, foi relatada no filme Lixo Extraordinário, produção britânica e brasileira que conquistou um lugar entre os candidatos a melhor documentário.

Desde que a indicação foi divulgada, em 25 de janeiro, Tião deixou para trás o anonimato para saltar às páginas dos jornais e aos programas das emissoras de TV brasileiras, uma mudança que tenta assimilar e aproveitar pelo bem dos seus.

"Eu não sou um ator. Estou aqui por um documentário que contou a vida real e para dar notoriedade ao nosso coletivo", indicou Tião, que, se puder, não deixará passar a ocasião de falar às grandes estrelas do cinema mundial sobre o que podem fazer pelos trabalhadores dos lixões no Brasil.

"É muito importante estar com Angelina Jolie e Brad Pitt ou outras celebridades que podem se envolver nesta causa, porque isto te dá maior visibilidade, é muito importante ter seu apoio", assinalou o catador.

Tião passeará pelo tapete vermelho vestido com um fraque criado com exclusividade pelo estilista brasileiro Pedro Cardoso e terá a companhia de seu representante, Jackie de Botton, que usará um traje de Marta Macedo produzido com materiais coletados em Jardim Gramacho.

Lixo Extraordinário concorrerá pela estatueta com Exit Through the Gift Shop, Gasland, Restrepo e Inside Job, o documentário que parte como favorito, embora Tião não perca a esperança: "Sou otimista".

Segundo Tião, o primeiro efeito da repercussão do filme já está sendo observado no Brasil, onde as pessoas estão deixando de tratar os trabalhadores dos aterros sanitários como "lixo".

"Agora há respeito", afirmou, antes de apontar que ainda resta muito a ser feito.

Copiado de http://cinema.terra.com.br/oscar/2011/noticias/0,,OI4963847-EI17563,00-Do+lixao+ao+Oscar+Tiao+quer+despertar+consciencias.html

Comentário do Blog: Ganhando ou não ganhando, a vitória já aconteceu, pois essa obra tem o grande mérito de ter trazido à cena a dignidade e o valor humano dos profissionais catadores e consequentemente de tantos outros brasileiros que simplesmente são ignorados ou tratados como objetos, coisa menor, sem sequer serem respeitados como seres humanos e cidadãos de suma importância para o desenvolvimento sustentável de um país. Vocês se lembram do tratamento dado aos garis por aquele jornalista truculento e grosseiro, o tal de Boris Casoy?

Icebergs surgem depois de terremoto na Nova Zelândia (eco4planet)


Depois do tremor de magnitude 6,3 em Christchurch, na Nova Zelândia, grandes icebergs começaram a se concentrar no lago Tasman.

Ainda era segunda-feira aqui no Brasil quando o tremor aconteceu (na terça, lá) e resultou na morte de pelo menos 65 pessoas.

Por conta do tremor, grandes pedaços de gelo se desprenderam do monte Cook, fazendo o lago ficar com cerca de 30 toneladas de gelo em sua superfície.

A geleira caiu no lago e, segundo os turistas que estavam em barcos, algumas ondas de três metros de altura foram formadas durante trinta minutos.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Lixeiras Novas e Seletivas

O Colégio Hercília Moret já está com lixeiras seletivas. Vamos usá-las de forma inteligente e consciente!

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Dilma Rousseff: País do conhecimento, potência ambiental

Por ser o nosso blog voltado para questões de meio ambiente e educação vamos reproduzir o artigo da presidenta Dilma Roussef, hoje publicado na Folha de São Paulo.

Dilma Rousseff: País do conhecimento, potência ambiental

Hoje, já não parece uma meta tão distante o Brasil se tornar país economicamente rico e socialmente justo, mas há grandes desafios pela frente, como educação de qualidade

Há 90 anos, o Brasil era um país oligárquico, em que a questão social não tinha qualquer relevância aos olhos do poder público, que a tratava como questão de polícia.
O país vivia à sombra da herança histórica da escravidão, do preconceito contra a mulher e da exclusão social, o que limitou, por muitas décadas, seu pleno desenvolvimento.
Mesmo quando os grandes planos de desenvolvimento foram desenhados, a questão social continuou como apêndice e a educação não conquistou lugar estratégico.
Avançamos apenas nas décadas recentes, quando a sociedade decidiu firmar o social como prioridade.
Contudo, o Brasil ainda é um país contraditório. Persistem graves disparidades regionais e de renda. Setores pouco desenvolvidos coexistem com atividades econômicas caracterizadas por enorme sofisticação tecnológica. Mas os ganhos econômicos e sociais dos últimos anos estão permitindo uma renovada confiança no futuro.
Enorme janela de oportunidade se abre para o Brasil. Já não parece uma meta tão distante tornar-se um país economicamente rico e socialmente justo. Mas existem ainda gigantescos desafios pela frente. E o principal, na sociedade moderna, é o desafio da educação de qualidade, da democratização do conhecimento e do desenvolvimento com respeito ao meio ambiente.
Ao longo do século 21, todas as formas de distribuição do conhecimento serão ainda mais complexas e rápidas do que hoje.
Como a tecnologia irá modificar o espaço físico das escolas? Quais serão as ferramentas à disposição dos estudantes? Como será a relação professor-aluno? São questões sem respostas claras.
Tenho certeza, no entanto, de que a figura-chave será a do educador, o formador do cidadão da era do conhecimento.
Priorizar a educação implica consolidar valores universais de democracia, de liberdade e de tolerância, garantindo oportunidade para todos. Trata-se de uma construção social, de um pacto pelo futuro, em que o conhecimento é e será o fator decisivo.
Existe uma relação direta entre a capacidade de uma sociedade processar informações complexas e sua capacidade de produzir inovação e gerar riqueza, qualificando sua relação com as demais nações.
No presente e no futuro, a geração de riqueza não poderá ser pautada pela visão de curto prazo e pelo consumo desenfreado dos recursos naturais. O uso inteligente da água e das terras agriculturáveis, o respeito ao meio ambiente e o investimento em fontes de energia renováveis devem ser condições intrínsecas do nosso crescimento econômico. O desenvolvimento sustentável será um diferencial na relação do Brasil com o mundo.
Noventa anos atrás, erramos como governantes e falhamos como nação.
Estamos fazendo as escolhas certas: o Brasil combina a redução efetiva das desigualdades sociais com sua inserção como uma potência ambiental, econômica e cultural.
Um país capaz de escolher seu rumo e de construir seu futuro com o esforço e o talento de todos os seus cidadãos.

DILMA ROUSSEFF é a presidenta da República.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz2002201107.htm

sábado, 19 de fevereiro de 2011

O exemplo de Blumenau

Câmara Municipal e Novamosanta iniciam Ciclo de Palestras sobre Plano Diretor

A Associação de Moradores e Amigos de Itaipava – Novamosanta Sociedade Civil sem fins Lucrativos– e o vereador Thiago Damaceno, presidente da Comissão para Estudo e Revisão do Plano Diretor, realizarão um Ciclo de Palestras sobre Planejamento Estratégico e Plano Diretor Municipal. O evento contará com a participação de especialistas e gestores de planos diretores das cidades de Juiz de Fora, Caxias do Sul, Campos do Jordão e Gramado. A primeira palestra vai contar com a participação de Walfredo Balistieri, secretário municipal de Planejamento de Blumenau – SC.

O objetivo do ciclo é conhecer projetos de planos diretores e de planejamento estratégico de sucesso que possam servir de referência para Petrópolis, já que, neste ano, a cidade está discutindo a revisão do seu plano diretor. A apresentação de Balistieri vai se basear em três temas. O primeiro deles é sobre a experiência de Blumenau na gestão de crises, decorrentes de grandes enchentes da bacia do Rio Itajaí e o seu impacto na vida da cidade e a implantação da Oktoberfest, símbolo da “volta por cima” da cidade. Já na segunda parte, o secretário vai informar sobre o processo de planejamento inovador e as linhas referenciais do Plano Diretor de Blumenau. Para concluir a palestra, Walfredo vai divulgar o “Projeto Blumenau 2050”, que mostra uma visão do futuro da região, através da definição de cinco grandes eixos de trabalho, com cenários alternativos.

A palestra com Walfredo Balistieri vai ocorrer no dia 19, às 10h, no Teatro do Shopping Estação Itaipava. Na ocasião, ele vai expor como Blumenau se recuperou das crises enfrentadas por causa das fortes chuvas que se abateram na cidade nos últimos anos. Segundo Fernando Varella, coordenador do ciclo, o palestrante foi escolhido por sua experiência abrangente na área de desenvolvimento urbano. Entre as suas atribuições, estão a secretaria de Planejamento Urbano do Município de Blumenau (de 2005 a 2011), a presidência do Conselho Municipal de Planejamento Urbano, a presidência do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, a participação no Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e no Fundo de Segurança de Blumenau, além da coordenação técnica do Grupo Dirigido de Planejamento Urbano: Programa Blumenau 2050. A escolha também levou em conta o fato de as duas cidades, Petrópolis e Blumenau, possuírem características semelhantes em termos de localização (regiões serranas) e forte vocação turística.

O Plano Diretor

O Plano Diretor está previsto no artigo 182 §1º da Constituição Federal e na Legislação Federal nº 10.257/01 – Estatuto da Cidade. Trata-se de lei específica, cujo objetivo é o planejamento municipal. O documento estabelece regras para a adequada ocupação da cidade, determinando o que pode o que não pode ser feito em cada parte do município. Por se tratar de uma lei Municipal, o Plano Diretor deve ser discutido e aprovado pela Câmara dos Vereadores, e posteriormente sancionado pelo prefeito.

Comentário do blog: Estivemos lá, a convite do vereador Thiago Damaceno, e ficamos maravilhados com a palestra do secretário de planejamento de Blumenau, sr. Walfredo Balistieri, pela grandeza e competência do projeto desenvolvido em Blumenau e pela exposição do secretário, que aliás foi efusivamente aplaudido ao final.É bastante estimulante vermos um trabalho ser desenvolvido com seriedade e ousadia. Como ele mesmo deixou claro: as crises, às vezes, com seus desafios nos levam a encarar e colocar em prática as novas e necessárias soluções. Estamos agradecidos a Blumenau por essa generosa contribuição e pelo seu magnífico exemplo.

Projeto de reciclagem de óleo chega a Petrópolis (Globo Serra)

Serra
Meio Ambiente


Nos próximos meses, o Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal (Prove) — que foi implantado há três anos no Rio pela Secretaria estadual de Meio Ambiente — chega a Petrópolis. O projeto estimula a reciclagem do óleo de cozinha para a produção de sabão e biodiesel. Com o papel de intermediar a relação de indústria e residências, uma cooperativa de catadores fará o trabalho de recolher o óleo nas casas, armazená-lo e vender para as fábricas.


— A indústria do sabão está pagando em média R$ 1 por litro. No Rio, já temos 40 cooperativas que faturam só com o óleo cerca de R$ 100 mil. É uma forma de transformar aquele óleo usado e poluente em renda — diz o secretário de Meio Ambiente, Carlos Minc — O projeto chega em um bom momento à Serra, é preciso reconstruir pensando no meio ambiente.

Superintendente do Prove em Petrópolis, o vereador Albano Filho (PSB) diz que $negociações para implantar o projeto estão sendo encaminhadas rapidamente.

— Vamos fazer parcerias com quem tem trabalhos nesse âmbito para agilizar a implantação — diz o vereador.

Informalmente, catadores de lixo reciclável já mudaram os hábitos de alguns petropolitanos. É o caso da artista plástica Carolina Montenegro. A partir do contato com alguns catadores, ela passou a separar materiais recicláveis e orgânicos:

— Cada material tem um tipo de transporte. A pedidos, em vez de separar por material, coloco tudo em um saco para que possam carregar. E separo o lixo orgânico — diz.


quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Aluno nota 10. Educação nota 100. Brasil nota 1000!!!

O título acima é o tema de um sonho. Um sobrevoo pela utopia e um flagrante das nossas esperanças.
A Câmara Municipal de Petrópolis deve receber o nosso reconhecimento pelo seu projeto "Aluno Nota 10" que homenageia os estudantes das escolas de Petrópolis, através de uma premiação pelo desempenho, após avaliação de assiduidade e resultados.
Já há dois anos consecutivos o Colégio Hercília Henriques Moret esteve presente nesse evento através de suas alunas Aline de Melo Navarro (2009) e Ana Maria Xavier (2010). É um motivo de satisfação para todos nós, professores, diretores, funcionários, alunos , famílias e comunidade vermos objetivos sendo atingidos. Ganha o individual através do aluno premiado, a instituição pública da Educação passa a ser prestigiada e o país se enriquece com o incentivo ao desenvolvimento. A repercussão começa a produzir os seus frutos, outros jovens ao perceberem que, em seu colégio, colegas foram reconhecidos e recompensados, começam a ficar mais estimulados. Abrem-se possibilidades e perspectivas para os jovens. É preciso, em nossos dias, realçar os valores positivos para uma juventude que, muitas vezes, fica completamente perdida nessa realidade adversa que só valoriza o hedonismo irresponsável e parasitário versão "reality show BBB".
Os políticos começam a ouvir a voz da sociedade que clama por uma educação pública de qualidade, pois não há como desenvolver com as grandes deficiências com as quais convivemos na área educacional. A presidenta, em sua primeira fala em cadeia nacional, assumiu um compromisso explícito com as melhorias na educação, ressaltando que não há como sair da miséria e da pobreza se não investirmos pesado nessa área.
E é nesse investimento, que nós, aqui em nosso colégio, o Hercília, estamos empenhados. A autoestima vem subindo nos últimos anos graças a medidas que estão sendo implementadas e incentivadas como a sala de leitura, o aumento do acervo da biblioteca, a sala de informática em plena utilização, o desenvolvimento de projetos da iniciativa dos professores e diretores, a cultura na escola através dos cursos e atividades do "Mais Educação", a formação do grupo de leitura dramatizada "Os Leitores", as caminhadas ecológicas, os passeios culturais e tantos outros.
Como acontece em nossa escola, eu creio que em outras unidades também estejam acontecendo muitas iniciativas. Mas a responsabilidade é de todos nós, é da cidadania organizada. Políticos, educadores e principalmente as famílias cada vez mais precisam assumir a sua parte e as suas ações para que os bons valores ganhem a devida dimensão e para que os jovens resgatem a importância da realização de suas próprias vidas e do engrandecimento de nosso Brasil.
Mais uma vez quero parabenizar a Câmara Municipal pela iniciativa do "Aluno Nota 10" e , ao mesmo tempo, reivindicar aos vereadores, nossos representantes, que participem mais ainda das questões relativas à Educação, em nosso município, uma vez que é a hora de uma grande e verdadeira construção, da qual somos todos cúmplices e partícipes.

Sylvio Costa Filho

Macunaíma e a fraternidade

Os alunos da turma 3001 falam sobre o texto que leram a respeito de etnias e igualdade:

"Todos somos iguais independentemente de suas etnias". Luiz Felipe Costa

"Idependente da cultura e da etnia,todos somos iguais". Bianca Reise

" A união verdadeira não enxerga barreiras". Guilherme de Sousa

" A cor não interfere porque são irmãos." Mariana

''Não adianta ter a mesma cor,mas basta ter o amor de irmão." Carlos Henrique

"Etnias não nos diferem, somente os pensamentos nos afastam. "Diogo Rispoli Bandeira

"Não importa o que eles são, e sim o afeto que eles têm um pelo outro." Paula Lopes

"Eles eram irmãos de sangue e de coração apesar das diferenças entre si." Ingrid Costa

"Apesar de suas etnias diferentes continuam sendo irmãos."Arthur gorges

"Mesmo com suas diferenças,os sentimentos são mais fortes que qualquer etnia,fazendo com que eles se aceitem. " Eduarda Portella.

"Apesar de suas diferentes etnias eles se aceitam sem nenhum tipo de preconceito". Beatriz

"A vida é cheia de diferenças,a cor é só uma delas,por isso é necessário que saibamos conviver com elas."Silvania Esteves

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Sobre o Museu da Língua Portuguesa


Inaugurado oficialmente no dia 20 de março, o Museu da Língua Portuguesa abriu suas portas ao público no dia 21 de março de 2006. Em seus três primeiro anos de funcionamento mais de 1.600.000 pessoas já visitaram o espaço, consolidando-o como um dos museus mais visitados do Brasil e da América do Sul.

O Museu contou com uma equipe de criação e pesquisa composta por mais de trinta profissionais qualificados, dentre eles sociólogos, museólogos, especialistas em língua portuguesa e artistas que trabalharam sob a orientação da Fundação Roberto Marinho, instituição conveniada ao Governo do Estado de São Paulo responsável pela concepção e implantação do museu.

Seu projeto foi avaliado em aproximadamente R$37.000.000,00 (trinta e sete milhões de reais) que foram usados para financiar a criação, pesquisa, implantação do museu e restauro do Prédio da Estação da Luz. O projeto arquitetônico é de autoria de Pedro Mendes da Rocha e Paulo Mendes da Rocha.

O Museu da Língua Portuguesa, dedicado à valorização e difusão do nosso idioma (patrimônio imaterial), apresenta uma forma expositiva diferenciada das demais instituições museológicas do país e do mundo, usando tecnologia de ponta e recursos interativos para a apresentação de seus conteúdos.

Os principais objetivos do Museu da Língua Portuguesa são:
- mostrar a língua como elemento fundamental e fundador da nossa cultura;
- celebrar e valorizar a Língua Portuguesa, apresentada suas origens, história e influências sofridas;
- aproximar o cidadão usuário de seu idioma, mostrando que ele é o verdadeiro “proprietário” e agente modificador da Língua Portuguesa;
- valorizar a diversidade da Cultura Brasileira;
- favorecer o intercâmbio entre os diversos países de Língua Portuguesa;
- promover cursos, palestras e seminários sobre a Língua Portuguesa e temas pertinentes;
- realizar exposições temporárias sobre temas relacionadas à Língua Portuguesa e suas diversas áreas de influência.
Museu da
Língua Portuguesa
Estação da Luz

Praça da Luz, s/nº
Centro - São Paulo - SP
(11) 3326-0775 begin_of_the_skype_highlighting (11) 3326-0775 end_of_the_skype_highlighting
museu@museudalinguaportuguesa.org.br

Museu da Língua Portuguesa


segunda-feira, 31 de maio de 2010

Museu da Língua Portuguesa
















Estivemos lá e foi uma emoção que nos renova, um banho de civilização e de amor pela lingua. Todos que puderem devem ir lá... maravilhoso!!!!!!!!!!!!!!


Que tal irmos lá???????? Hein!!!!!?